sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Deputada Elcione cobra verbas do Projovem ao MTE


A Deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), participou, na quarta-feira, de audiência com o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Carlo Roberto Simi, para solicitar o repasse da segunda parcela do programa ProJovem Trabalhador, direcionado a jovens entre 18 e 29 anos. Ananindeua tem 1.155 jovens participando do programa. O Ministério deveria ter repassado a segunda parcela, no valor de R$ 872.247,17, em fevereiro, mas apesar do recurso já estar empenhado, a liberação ainda não foi feita.

O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução e gestão do programa, que tem como finalidade a capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Com o curso, eles têm a oportunidade de acesso à qualificação profissional.

Em Ananindeua, são oferecidos cursos nas áreas de administração, comunicação e marketing social, telemática, construção e reparos, madeira e móveis, beleza e estética, e vestuário.

A Deputada acentuou ao secretário Carlo Roberto Simi que, caso não haja o imediato repasse, o programa corre o risco de ser interrompido, frustrando a expectativa de milhares de jovens e famílias que veem no ProJovem Trabalhador a única perspectiva de emprego e melhoria de vida. “O que não podemos é deixar milhares de jovens desiludidos com uma promessa não cumprida”, enfatizou a Deputada.

O secretário Carlo Roberto Simi se comprometeu a envidar esforços para liberar, o mais rapidamente possível, os recursos e evitar a interrupção do programa no município de Ananindeua. Ele explicou que o pagamento não foi realizado porque não houve disponibilização do financeiro por parte do Tesouro Nacional.

"Cuidado! Área sujeita a assaltos constantes”.

A placa, pendurada na entrada da Vila Célia, na rua Diogo Moia, bairro do Umarizal, revela o desabafo de um morador revoltado com a situação de violência que encontra no local.

A placa foi colocada ontem após um morador, ter sofrido mais um assalto.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

NOVA SEDE DA FAMEP

A POUCO RECEBEMOS O CONVITE DA NOVA SEDE DA FAMEP.

SIMÃO JATENE ASSEGURA MAIORIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA


O governador eleito Simão Jatene (PSDB) trata de obter desde agora uma maioria parlamentar na Assembléia Legislativa que garanta a governabilidade de sua futura administração.

Somando os seis deputados eleitos pelo PSDB (Ana Cunha, José Megale, Manoel Pioneiro, Sidney Rosa, Cilene Couto, Alexandre Von), com os oito eleitos pelo PMDB (Antonio Rocha, Josefina Carmo, Simone Morgado, Parsifal Pontes, Martinho Carmona, Chicão, Nilma Lima, Paulo Jasper, mais Marcio Miranda (DEM), Alexandre Novelino (PMN) e João Salame (PPS) – eleitos pela coligação Juntos com o Povo, Jatene tem uma base de17 parlamentares.

A maioria viria com os três deputados eleitos pelo PTB (Junior Ferrari, Eduardo Costa e Tião Miranda) – que apoiaram Jatene no segundo turno, embora o PTB integrasse a coligação Acelera, Pará, da governadora Ana Júlia - e com a simples adesão de mais um deputado, que poderia ser Hilton Aguiar, eleito pelo PSC, ou o pastor Divino, eleito pelo PRB.

As negociações republicanas com os partidos políticos com representação na Alepa continuam sendo feitas pelo próprio governador eleito. O PR, do vice de Ana Júlia, Annivaldo Valle, elegeu quatro deputados (Junior Hage, Luzineide, Eliel Faustino e Raimundo Santos), também poderá ser atraído para a base governista na Alepa. Simão Jatene teria, nessa condição, o apoio de 26 deputados, quase dois terços da Assembléia.

Ficariam na oposição os nove deputados eleitos pelo PT, o atual líder do governo na Assembléia, Gabriel Guerreiro (PV), os dois deputadoseleitos pelo PSB, Cássio Andrade e Belo; os dois eleitos pelo PDT, Fernando Coimbra e Pio X, e ainda o ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, eleito deputado pelo PSOL. A adesão do líder de Ana Júlia na Alepa, Gabriel Guerreiro (PV), à bancada governista de Jatene, porém, não está descartada.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ananindeua ganha novo carro para o combate à dengue

A Secretaria de Saúde de Ananindeua agora conta com uma nova arma para acabar com os focos de dengue na região. O chamado “carro fumacê” é uma poderosa arma contra o mosquito transmissor, principalmente nos períodos de chuva, que chegam a partir do final do ano.

Parabéns

Gostariamos de parabenizar a amiga e leitora do blog, ELIANE FELINE, que ontem esteve completando nova idade.
Paz, saúde e sucesso para você!

ANA JÚLIA EXONERA MAIS 64 ASSESSORES ESPECIAIS DE SEU GABINETE

A governadora Ana Júlia Carepa exonerou, hoje, mais 64 assessores especiais, lotados na Governadoria do Estado.

Agora, desde a derrota nas eleições, há nove dias, os demitidos já são 463.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ANANINDEUA TEM 456.316 HABITANTES.

No último dia 04 de Novembro, o IBGE divulgou o resultado do censo 2010 realizado em todo o País.
Em termos populacionais, Ananindeua apresentou crescimento de 15,94 %, na década, passamos 393.569 para 456.316, habitantes. Belém cresceu 5,54% saindo de 1.280.614 para 1.351.618 habitantes.
Ananindeua cresce três vezes mais que Belém, enquanto isso, os repasses de verbas constitucionais serão diminuídos, visto que o IBGE estimava nossa população em cerca de 505.000 habitantes, o que servia de base para os referidos repasses.
Temos que clamar pela revisão da legislação que trata dos repasses das verbas constitucionais, afinal a cidade que tem aumento populacional maior, com certeza tem seus problemas aumentados.
O poder público municipal tem o dever de recorrer do resultado visto entre a estimativa do IBGE e o resultado do censo há diferença de quase 50.000 habitantes, portanto próximo de 10%..

IFPA E MEC VISITAM ANANINDEUA

Amanhã, pela manhã, o Reitor do Instituto Federal do Pará, Dr. Edson Ari Fontes e representantes do MEC, estarão visitando nossa Cidade. O motivo da visita é conhecer o novo prédio onde funcionará o Polo do Intituto.
Com novas instalações o Instituto Federal do Pará, em parceria com a Secretaria de Educação da  Prefeitura de Ananindeua, proporcionará a criação de novos cursos ampliando a oferta de vagas do ensino profissionalizante em nossa Cidade.

Reitor e Prefeito de Ananindeua discutem criação de núcleo da UFPA no Município

por Jéssica Souza
                                            Foto: Alexandre Moraes
Um novo núcleo universitário para atender a demanda de um município com mais de 500 mil habitantes. Esse é um plano que está em fase de negociações entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura de Ananindeua. O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, reuniu-se com o prefeito Helder Barbalho, na tarde desta segunda-feira, 8, para discutir sobre o andamento desse projeto que, neste momento, tramita no MEC e aguarda aprovação.
Inicialmente, os planos prevêem a oferta de alguns cursos de engenharia que possam estar de acordo com as potencialidades de Ananindeua e as necessidades do setor produtivo local. Conforme explica o reito, o projeto elaborado pela UFPA visa atender aos objetivos do governo brasileiro de expansão das universidades nas áreas metropolitanas. Posteriormente, o núcleo poderá vir a ser transformado em um Campus da UFPA no município.
Ainda segundo o reitor, a importância do projeto reside, primeiramente, na possibilidade de se ofertar um ensino superior de qualidade a um número maior de pessoas. “É uma forma da Universidade estender, de maneira mais abrangente, as suas habilidades e serviços, cumprindo, assim, com a missão social de disponibilizar ensino de boa qualidade e preparar cidadãos conscientes e profissionais com a maior qualificação possível”, afirmou.
Articulação - Na ideia inicial, a Prefeitura de Ananindeua cede o terreno para a construção da obra. A UFPA se une, então, ao município para, a partir da aprovação do projeto, angariar recursos junto à bancada federal, por meio de emendas parlamentares, viabilizando assim a infraestrutura física necessária para a construção do espaço. O Ministério da Educação seria responsável pela contratação de novos professores.
O Prefeito Helder Barbalho espera que, cumpridas as etapas formais, o núcleo possa ser instalado já em 2011. “Temos em vista, e estamos em negociação com o governo estadual, o espaço da granja do Icuí, com cerca de 130 mil metros quadrados, que seria o terreno ideal para abrigar o Centro Educacional Superior de Ananindeua”, explicou Barbalho. O objetivo do prefeito é consorciar de forma inovadora em um único espaço o núcleo da UFPA com núcleos que envolvam também o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e até a Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Os núcleos universitários teriam administrações independentes, mas partilhariam espaços comuns como auditórios, restaurantes, laboratórios e bibliotecas. “Este é um projeto prioritário para o município e a única forma de se criar um diferencial para o desenvolvimento da cidade”, sintetizou o prefeito. O custo do projeto está sendo levantado, mas uma estimativa prévia, tendo em vista apenas a instalação da UFPA, antecipa a necessidade de cerca de R$ 6 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA

Gabarito do Enem

O gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só será divulgado nesta terça-feira (9). A medida, segundo a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), já era prevista no edital do exame, divulgado no início deste ano. Em 2009, o gabarito oficial do Enem foi divulgado na noite da aplicação da última prova.

Segundo o Presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, que, por segurança, as provas chegarão ao instituto somente nesta segunda-feira (8) para fechamento do gabarito e que nenhuma pessoa teria acesso aos resultados antes ou no dia das provas.

Desde o ano passado, o Enem se tornou uma das principais formas de acesso às universidades públicas. Segundo levantamento do MEC, divulgado em agosto, ao menos 59 universidades federais usarão a nota do Enem de 2010 em seus processos seletivos. Parte delas com seleção pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), para qual as inscrições devem começar em 20 de janeiro de 2011.

CONVITE

A Câmara Municipal de Ananindeua, através de seu Presidente, tem a honra de convidar V.Ex.ª para participar da Sessão Especial para “Discutir Políticas Públicas referente ao Idoso do Município de Ananindeua.” Conforme aprovação do Douto e Soberano Plenário ao Requerimento de nº 553/ 2010 de autoria do Vereador Almir Santos.

Dia: 11 de Novembro de 2010 (Quinta-Feira) às 09:00 Horas
Local: Plenário Ver. João Nunes
Av. Zacarias de Assunção, 134
Centro- Ananindeua

PT e PMDB reivindicarão novas eleições no Pará

O PT e o PMDB vão protocolar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará pedido de novas eleições para o cargo de senador no Estado.

Para os partidos, mais da metade dos votos (57%) foram considerados nulos no primeiro turno, em consequência da cassação das candidaturas de Jader Barbalho (PMDB) e de Paulo Rocha (PT), motivo suficiente para convocar um novo pleito.

"O PT vai brigar para que a Justiça Eleitoral leve em consideração o sentimento expresso por dois terços dos eleitores paraenses", disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, quando visitou o Pará, no dia do segundo turno das eleições presidenciais.

Padilha defende novas eleições, se for o caso. "O que vamos fazer é buscar na Justiça a forma de garantir a concretização desse sentimento do povo", acrescentou o ministro.

Posição similar à de Padilha tem a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa (PT). "Claro que vamos reivindicar novas eleições [para representantes do Pará no Senado]. Isso é respeito à democracia", disse.

Ela garante que ainda não pensou em se candidatar ao cargo, mas afirma que o PT "já tem compreensão sobre o assunto", e que tem certeza de que o partido "vai honrar" os 1,7 milhão de votos que teve para o Senado. "A gente pretende, sim, discutir o Senado, é claro. Até porque vai ter uma nova eleição", acrescentou.

Em nota, Barbalho garantiu que também acionará o TRE do Pará, para que haja novas eleições, e que o PMDB "não aceitará senadores biônicos" para o Estado.

Até o momento, nada foi protocolado no TRE do Pará, e a diplomação dos candidatos está prevista para o dia 17 de dezembro.
Fonte: Agência Brasil

Convite