quarta-feira, 1 de julho de 2020

Governo lança EnemPará e garante acesso ao conhecimento para alunos da rede estadual



A iniciativa é desenvolvida em parceria pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“O EnemPará tem por objetivo garantir que os alunos do Pará não sejam prejudicados e que a necessidade de estarmos em distanciamento social não seja obstáculo para que os nossos alunos possam ter acesso ao conhecimento”, ressaltou o governador. A plataforma disponibiliza mais de mil videoaulas, além de simulados, exercícios, avaliações de desempenho e aulas ao vivo aos inscritos. Para a titular da Seduc, Eliete de Fátima, a plataforma também possibilita, neste momento, que os alunos da rede pública tenham condições mais adequadas e competitividade na hora de concorrer a uma vaga nas universidades.

Acesso ao EnemPará – Os interessados em ter acesso ao material da plataforma devem se cadastrar no endereço www.enempara.com. Após a análise do cadastro, o aluno receberá um e-mail com login e senha para acesso a todo o material disponível. O coordenador do Enem Pará, Yuri Santiago, informou que o programa possui um sistema de navegação simples, desenvolvido para garantir o acesso às aulas mesmo por quem mora no interior ou não dispõe de internet de qualidade.

A ferramenta também vai permitir avaliar cada aluno individualmente, recomendando, a partir do desempenho pessoal, aulas e lições específicas para corrigir possíveis falhas no processo de aprendizagem ou reforçar o ensino em temas que ofereçam maior dificuldade.

Presidentes do Remo e Paysandu pedem antecipação da Série C e ajuda financeira da CBF


Ainda sem data para iniciar a Série C, Paysandu, Remo e outros 18 clubes que disputam a Terceirona pediram através de carta, que a competição nacional inicie no mesmo final de semana das Séries A e B, além de solicitar uma nova ajuda financeira para pagamentos de atletas e funcionários, assim como ocorreu no mês de abril, quando a CBF repassou R$200 mil para cada clube.

As Séries A e B possuem datas para iniciar nos dias 8 e 9 de agosto, o presidente do Remo, Fábio Bentes e do Paysandu, Ricardo Gluck Paul, assinaram o documento e encaminharam ao presidente da CBF, Rogério Caboclo. Na carta, os clubes garantem que estão preocupados com a saúde dos jogadores e que os protocolos de segurança internos e o da CBF, serão aplicados de forma rígida.

Presidente da Imperatriz Leopoldinense morre aos 80 anos


No final da manhã desta quarta-feira,1, Luizinho Drumond, presidente da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, morre aos 80 anos de idade.

Ontem, 30, ele foi internado às pressas após ter sido vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e precisou ser levado à unidade em estado “muito grave” até vir a óbito.

Por meio das redes sociais, a escola de samba anunciou a morte do sambista. “Hoje a Imperatriz chora, o mundo do samba chora e todo sambista chora. Que Deus receba nosso patrono de braços abertos e que ele cuide de nós, como sempre fez em vida, onde quer que esteja. A dor é grande, mas o teu legado, Luiz Pacheco Drumond, fica para a eternidade. Para sempre lembraremos deste homem forte e leal. Descanse na eterna paz do Senhor Jesus Cristo”, escreveu a agremiação por meio do Facebook.

Shopping, salão de beleza e academias não vão abrir em Ananindeua


A Prefeitura de Ananindeua autorizou a retomada gradual de atividades no município, mas algumas seguem proibidas como estratégia de controle para evitar a propagação do vírus.

O novo decreto municipal publicado nesta segunda-feira, 1º, é baseado em estudos científicos sobre a evolução da covid-19 no Estado e mantém fechado shopping center, clínicas de estética, barbearias, academias de ginástica, atividades mobiliárias e agências de turismo e viagens. 

Bares, restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos similares também estão com o funcionamento proibido.


Moro depõe em processo contra hackers

Sérgio Moro irá depor à Justiça Federal na próxima semana, no processo que investiga a invasão nos celulares de diversas autoridades em 2019. O depoimento está marcado para quarta-feira, 08 de julho.

O Ministério Público Federal quer ouvir de Moro, detalhes do episódio que resultou no roubo de mensagens do Telegram. Em junho do ano passado, o ex-ministro solicitou uma investigação em seu celular após suspeitar do golpe. Ele recebeu duas ligações feitas a partir de seu próprio número.

Além de Moro, o ex-ministro da Saúde Osmar Terra, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, também tiveram seus celulares hackeados.

As investigações resultaram na denúncia contra sete pessoas, indiciadas por associação criminosa, invasão de dispositivos, fraude bancária e lavagem de dinheiro. Entre os envolvidos está Glenn Greenwald, do site The Intercept, que publicou as mensagens hackeadas.

Anderson Correa, reitor do ITA, é o mais cotado para assumir o MEC


Com a saída de Carlos Alberto Decotelli do Ministério da Educação (MEC), um dos nomes mais cotados para assumir a pasta é o de Anderson Correa, hoje à frente do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Evangélico e com perfil técnico, ele passou a receber apoio de vários grupos que indicam nomes ao presidente Jair Bolsonaro.

#FICADICA


segunda-feira, 29 de junho de 2020

Remo terá novidades a torcida na volta aos treinos no Baenão


Adiretoria do Remo já se prepara para receber o plantel azulino na próxima quarta-feira (1º), para a reapresentação dos trabalhos presenciais no Baenão e o momento será de novidades para os azulinos.

O retorno dos atletas também deve apresentar a chegada de reforços para o Leão Azul, que chegam a Belém nesta semana.

“Está tudo pronto. O Baenão passará por sanitização e na quarta vamos receber os jogadores e na volta teremos reforços que vão chegar esta semana para o Remo”, explica o diretor de futebol do Remo, Dirson Medeiros.

O Leão Azul já realizou exames laboratoriais e testes de covid-19 para um grupo de atletas que ficaram em Belém e o outro grupo que ficou fora do estado fará exames no próximo sábado (4).

Ainda sem data para retorno do Campeonato Paraense, o elenco remista fará treinos físicos com grupo de jogadores, em obediência ao decreto municipal.

Enem 2020: Plataforma de apoio a estudantes paraenses da rede pública será lançada hoje

A plataforma do programa Enem Pará, será lançada nesta segunda-feira, 29, para atender estudantes da rede pública de ensino que pretendem concorrer a uma vaga no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O portal terá videoaulas exclusivas, além de textos, simulados, exercícios e aulas ao vivo. O programa foi desenvolvido para garantir o acesso às aulas mesmo por quem mora no interior do Estado ou não dispõe de internet em velocidade superior.

A ferramenta também vai permitir avaliar cada aluno individualmente, recomendando, a partir do desempenho pessoal, aulas e lições específicas.

As avaliações individuais serão feitas por meio de análises algorítmicas que identificarão, dentro da própria plataforma, aspectos como performance e desempenho. 

Como se inscrever

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no endereço www.enempara.com.

O lançamento do programa será feito às 17h, durante live, com a participação de representantes das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Educação (Seduc) e Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).