quinta-feira, 8 de abril de 2021

Remo tropeça e só empata contra o Independente, no Baenão

Em um jogo bem movimentado, Remo e Independente empataram em 2 a 2, no jogo disputado nesta quinta-feira (8), no Baenão, na abertura da quinta rodada do Campeonato Paraense. Os gols do Leão foram marcados por Dioguinho e Felipe Gedoz. O Galo marcou com Danrlei e Yuri.

NOVO TERMINAL

O Vereador de Ananindeua, Zezinho Lima (Avante) apresentou um requerimento na última terça-feira (06) na Câmara Municipal, solicitando da Prefeitura de Ananindeua um novo terminal Rodoviário para o município. O requerimento teve aprovação por unanimidade dos Vereadores. Na solicitação o Vereador propõe que o executivo municipal em parceria com a iniciativa privada faça a construção de um novo e moderno terminal para o município de Ananindeua.

ASPEB BENEFÍCIOS


 

SOLIDARIEDADE


 Via Blog da Frassinetti Florenzano

O cientista político santareno Dornélio Silva passou cerca de um mês internado para tratar Covid, com baixa saturação, necessitando de oxigenação. Teve alta no último dia 29, mas uma tomografia constatou que o comprometimento pulmonar evoluiu para 70%. Dornélio já tinha saúde frágil, pois sofre de apneia do sono, além de ansiedade aguda. Está sendo tratado em casa, com acompanhamento médico multidisciplinar (pneumologista, cardiologista, fisioterapeuta e psicólogo). Os custos elevados, bem como a inexistência de plano de saúde, além da instabilidade financeira que acomete toda a família, em razão da pandemia, dificultam a manutenção de todos os tratamentos. Os amigos estão promovendo uma campanha solidária em favor de Dornélio. Apoie com qualquer quantia. Pix: 74506307291, ou doe aqui na vaquinha virtual.

Champions League

Fato curioso ocorreu no embate pela Champions League entre Bayern 2X3 PSG, quarta-feira. Logo após marcar o segundo gol da partida, o brasileiro Marquinho se atirou no gramado e levou a mão à virilha esquerda, sem, no entanto, haver qualquer jogada que identificasse provável estiramento. Foi substituído e saiu mancando. Minutos depois, o zagueiro aparece nas cadeiras com um saco de gelo na virilha direita. Ué, não era na esquerda?

Saúde: Santa Casa abre seleção para contratação de servidores

A Fundação Santa Casa do Pará está com Processo Seletivo Simplificado (PSS) aberto, a partir desde segunda-feira (5), com a oferta de 32 vagas temporárias para os cargos de nível fundamental, nível médio e nível superior. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente no site Sipros, onde estão disponíveis o edital e todas as demais informações referentes ao certame.

Confira as vagas disponíveis:

Nível Fundamental: Agente de Artes Práticas (04 vagas);

Nível Médio: Assistente Administrativo (04 vagas), Técnico de Radiologia (01 vaga), Técnico de Enfermagem (02 vagas), Técnico de Enfermagem - com experiência em UTI Pediátrica (02 vagas), Técnico de Enfermagem-com experiência em Pediatria (01 vaga), Técnico de Enfermagem-com experiência em Neonatologia (05 vagas).

Nível Superior: Médico Pediatra (02 vagas), Médico-Terapia Intensiva Pediátrica (01 vaga), Médico-Reumatologia (01 vaga), Médico- Ginecologia e Obstetrícia (01 vaga), Médico-Ultrassonografista (02 vagas), Médico Pediatra - com experiência em Neonatologia (01 vaga), Enfermeiro Obstetra (01 vaga), Fisioterapeuta (01 vaga), Biomédico (01 vaga), Administrador - com especialização em Administração Pública (01 vaga) e Engenheiro de Produção (01 vaga).

Governador do Rio veta mudança de nome do Maracanã


 O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, vetou a mudança de nome do estádio de Maracanã nesta quinta-feira. A decisão foi publicada no diário oficial do estado pela manhã. A proposta era para substituir Estádio Jornalista Mário Filho por Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé.


Liberação da 9ª recarga do vale-alimentação escolar beneficia 586 mil estudantes paraenses

Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), começou a disponibilizar a 9ª recarga do vale-alimentação escolar, de forma escalonada, para os 586 mil alunos da rede estadual de ensino. Inicialmente, cerca de 205 mil estudantes que residem na Região de Integração do Guajará, que compreende os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, já podem utilizar o benefício.

A cada dia, o vale-alimentação escolar é liberado para uma nova região paraense. A seguir, saiba como será o cronograma de distribuição para as demais localidades do estado:

Dia 08/04 - Região de Integração Rio Capim

Dia 09/04 - Região de Integração Tapajós 

Dia 12/04 - Região de Integração Tocantins 

Dia 13/04 - Região de Integração Xingu 

Dia 14/04 - Região de Integração Araguaia 

Dia 15/04 - Região de Integração Baixo Amazonas 

Dia 16/04 - Região de Integração Carajás 

Dia 19/04 - Região de Integração Guamá 

Dia 20/04 - Região de Integração Lago de Tucuruí 

Dia 21/04 - Região de Integração Marajó

Dia 22/04 - Região de Integração Rio Caeté 

A relação discriminada dos municípios que compõem cada região de integração, pode ser acessada no site ou redes sociais da Seduc.

ASPEB apoia Jornada Empresarial de aniversário da ACP


A Associação Comercial do Pará (ACP), através da sua Câmara Setorial de Consultoria – CSC, estará realizando de 5 a 9 de abril a Jornada Empresarial: Nova Era Digital de Negócios.

O evento promoverá o fortalecimento empresarial e produtivo para o crescimento sustentável das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na retomada do crescimento do estado do Pará, e faz parte da programação de aniversário de 202 anos da ACP.

No dia 3 de abril a Associação Comercial do Pará comemora mais um ano atuando em defesa dos interesses da classe empresarial.

20 vagas de emprego para atuação no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência


A pandemia tem evidenciado o aumento da demanda por profissionais da saúde. A Organização Social Pró-Saúde, entidade filantrópica de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar, está com 20 vagas de emprego para atuação no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua.


As oportunidades são para técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, médico infectologista, auxiliar de higiene e limpeza, copeiro hospitalar, assistente social e auxiliar de lavanderia. O prazo para inscrição das vagas terminam no final de março.

Valorizando as diferenças e prezando pela igualdade, Pessoas com Deficiência (PCDs) também podem participar do processo seletivo.

Saiba como participar do processo seletivo

As oportunidades contemplam vários níveis de escolaridade e são para as áreas administrativas, assistencial e de apoio. Para participar, é necessário que o candidato acesse o site da Pró-Saúde, no endereço: https://www.prosaude.org.br.

Em seguida, no menu “Trabalhe Conosco”, no site da entidade, selecione a opção “Conheça nossas oportunidades”. Clique na vaga desejada e, depois, acesse a opção “Cadastre seu Currículo”.

Para concluir o processo de inscrição, os candidatos devem ter perfil no portal VAGAS (www.vagas.com.br), plataforma externa reconhecida no mercado e que proporciona transparência ao processo.

Cada etapa do processo seletivo, como provas e entrevistas, será realizada no próprio local da vaga. Todas as etapas são eliminatórias.

Tratamento gratuito de assistência psicológica


O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), aprovou na ultima terça – feira (06.04), importante Projeto de Lei com medidas relacionadas ao combate à pandemia do novo Corona vírus. De autoria do Deputados Eliel Faustino, a matéria foi aprovada por unanimidade e segue para a sanção do Governador.

Projeto de Lei 113/ 2020, prevê tratamento gratuito de assistência psicológica remota às pessoas em situação com reflexos psicológicos negativos, provocados pela pandemia.

De acordo com a Lei, será instituído no Estado o serviço de assistência psicológica por sistema remoto gratuito para pessoas que necessitarem de apoio emocional nesse período.

Segundo estudo publicado na revista científica The Lancet, em fevereiro de 2020, sobre assuntos relacionados a surtos ou epidemias de SARS, Ebola e H1N1, com o objetivo de compreender o impacto psicológico que a quarentena provoca, foram observados ocorrência de efeitos psicológicos negativos, como estresse, pós-traumático, depressão, melancolia, abuso de substância, confusão mental e irritabilidade.

Os principais fatores desencadeantes dos efeitos psicológicos dessas medidas restritivas são o próprio estado de quarentena, que implica modificação da rotina e limitação da mobilidade; a duração prolongada da quarentena; o medo de infecções; frustração; tédio; suprimentos inadequados; informação limitada; perdas financeiras e estigma.

Os beneficiários serão todas as pessoas que residem no Pará e necessitarem de apoio emocional, em condição de quarentena ou isolamento social.

Será de responsabilidade do Poder Executivo destinar um canal de acesso remoto, podendo ser feito por redes sociais, aplicativos de mensagens, contato telefônico, com profissionais habilitados a diagnosticar o paciente com sintomas psicológicos negativos, como estresse, pós-trauma, depressão, melancolia, abuso de substância, confusão mental, irritabilidade, solidão, ansiedade, tristeza, depressão e dentre outros, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia.

Para o cumprimento da Lei, o Executivo poderá estabelecer parcerias, convênios ou termos de cooperação com órgãos e entidades afins.

Remo vai pra cima do Independente para manter 100%

Na abertura da quinta rodada do Campeonato Paraense, um duelo entre invictos será realizado a partir das 17h de hoje, no estádio Baenão, em Belém. Clube do Remo e Independente Tucuruí têm as duas melhores campanhas desta edição de Parazão até aqui: o Leão Azul com 100% de aproveitamento, virtualmente classificado à próxima etapa, e o Galo Elétrico, líder do seu grupo, sem saber o que é perder e a um passo de antecipar a sua ida à segunda fase do certame. Ao lado disso, o retrospecto recente de confrontos entre as duas agremiações neste ano de 2021, com uma vitória para cada lado, anima a expectativa para a partida desta tarde/noite.

Setran continua com frentes de conservação e manutenção na PA-391 e na ponte de Mosqueiro


O acesso rodoviário a um dos balneários mais frequentados da capital paraense, a ilha do Mosqueiro, continua recebendo obras de conservação e manutenção, que incluem operação tapa-buraco, limpeza lateral da pista e remendo profundo de alguns trechos da rodovia.


Os trabalhos se estendem também para a ponte Sebastião de Oliveira, com mais de 1.600 metros de extensão, que faz a ligação da PA-391 com a Ilha de Mosqueiro. A ponte também recebe serviços de limpeza e operação tapa-buraco. As equipes da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) intensificaram o trabalho durante os meses de março e abril, quando ocorrem chuvas fortes, que danificam o pavimento asfáltico da rodovia PA 391, que além de Mosqueiro é acesso aos municípios de Benevides e Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém.

Com 40 quilômetros de extensão, a PA-391, que vai da BR 316 (RMB) a praia do Chapéu Virado, também e acesso as rodovias PA-408, PA-406 e ainda a praia do Carananduba, Além da ponte Sebastião de Oliveira, a PA-391 tem ainda, ao longo do seu trajeto, outras quatro pontes de menor porte.

Segundo o Secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, é essencial manter a boa trafegabilidade de PA 391, “que é também rota diária, de milhares de moradores da ilha que se deslocam para a capital, e podem, assim usufruir de fluidez e segurança ao trafegar pela rodovia”, destacou.

Dólar chega a R$ 5,60; entenda a subida da moeda


No final de 2020, quando a conturbada eleição presidencial norte-americana já tinha finalmente se resolvido e as primeiras vacinas contra o corona vírus começavam a chegar ao mercado e dar ao mundo um gostinho de esperança de fim da pandemia, o Brasil chegou a acreditar que os piores momentos do câmbio tinham passado.

Depois de chegar perto dos R$ 5,90 em maio, o dólar havia baixado para menos de R$ 5,20 no fim de 2020. Passados três meses de 2021, porém, a moeda já está de volta à banda dos R$ 5,50 aos R$ 5,80 dentro da qual veio flutuando o último mês inteiro. Nesta quarta-feira, 7, era negociada perto dos R$ 5,63.

Não há uma conta única para estimar qual seria o valor de equilíbrio do dólar hoje, aquele em que a sua cotação em relação ao real refletiria da maneira mais fiel a força da economia doméstica em comparação ao restante do mundo e não estimularia demais nem os exportadores, nem os importadores. O consenso entre economistas, porém, é de que esse preço certamente é menor do que R$ 5 e bem abaixo das cotações atuais.

Sintoma desse forte desalinhamento é o Brasil ter passado 2020 inteiro e seguir em 2021 no topo da lista das moedas que mais perdem valor para o dólar no mundo, atrás apenas de um pequeno punhado de países, que inclui Sudão, Líbia e Venezuela.

Estado muda calendário de benefícios para evitar aglomeração nas agências do Banpará

Para garantir agilidade e segurança no atendimento aos beneficiários dos programas de transferência de renda e incentivo à economia Renda Pará e Fundo Esperança, administrados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o governo estadual – criador e executor das iniciativas - mudou o cronograma de pagamentos, a fim de evitar aglomerações e longas esperas para receber o dinheiro. Agora, são três dias de saques na semana considerando o mês de aniversário do beneficiário, ampliado para os sábados, das 8 às 14 h.