NESTA SEGUNDA FEIRA, DIA 12, NOSSA CIDADE FARÁ ANIVERSÁRIO,
BELÉM, NOSSA CAPITAL, É A SEGUNDA CIDADE MAIS POPULOSA DA REGIÃO NORTE, COMPONDO COM ANANINDEUA, MARITUBA, BENEVIDES, SANTA BARBARA E BARCARENA A MAIOR REGIÃO METROPOLITANA DA AMAZÔNIA, MAIOR METROPOLE DO MUNDO NA LINHA DO EQUADOR E UMA DAS DOZE MAIS INFLUENTES DO BRASIL.
CERCA DE UM MILHÃO, QUATROCENTOS E VINTE E QUATRO MIL PESSOAS HABITAM A POPULARMENTE CHAMADA “ CIDADE DAS MANGUEIRAS”, PELA ABUNDÂNCIA DESSAS ÁRVORES EM SUAS RUAS E AVENIDAS. A METRÓPOLE DA AMAZÔNIA É TAMBÉM CHAMADA DE CIDADE MORENA, EM RAZÃO DA CARACTERÍSTICA DE SEUS POVO, FRUTO DA MISSIGENAÇÃO DO IMIGRANTE EUROPEU, PRINCIPALMENTE PORTUGUÊS, COM ON INDIOS TUPINANBÁS, NATIVOS NA REGIÃO À ÉPOCA DE SUA FUNDAÇÃO.
POR SUA PRIVILEGIADA LOCALIZAÇÃO, SE CONSTITUI NA PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA PARA A REGIÃO NORTE DO BRASIL. COM O EXTREMO NORTE DA MALHA RODOVIÁRIA FEDERAL, BR-316, BR-010 e PA- 150, BELÉM PODE SER FACILMENTE ACEDIDA POR VIAS TERRESTRES, AÉREA E FLUVIAL
BANHADA PELO RIO GUAMÁ E PELA BAIA DO GUAJARÁ, PRÓXIMA DA FOZ DO AMAZONAS, POSSUI VÁRIAS ILHAS,ONDE SE DESTACAM, A DO MOSQUEIRO, OUTEIRO E COTIJUBA, COM BELAS PRAIAS QUE, EMBORA DE RIOS, FORMAM ONDAS DO QUILATE DAS OCEÂNICAS.
EM SEUS TREZENTOS E TRINTA E NOVE ANOS DE HISTÓRIA, BELÉM VIVENCIOU PERÍODOS ÁUREOS, COMO O DA BORRACHA, NO INÍCIO DO SECULO XX, RECEBENDO MUITAS FAMÍLIAS EUROPÉIAS, O QUE INFLUENCIOU NA ARQUITETURA DE SEUS PRÉDIOS, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS DE NAZARÉ, REDUTO, COMÉRCIO E CIDADE VELHA, FICANDO CONHECIDA COCMO PARIS N’AMÉRICA. HOJE AINDA APRESENTA O AR TRADICIONAL DAS FACHADAS DOS CASARÕES,DAS IGREJAS E CAPELAS DO PERÍODO COLONIAL.
IGUALMENTE NA CULINÁRIA SEU POVO AGREGOU AO ESTILO EUROPEU DIVERSOS IGUARIASS INDÍGENAS, COMO O TACACÁ, MANHIÇOBA, FARINHA DE MANDIOCA, TUCUPÍ, DENTRE OUTRAS.
ESTA É NOSSA CAPITAL QUE APESAR DO DESCASO DE SEUS GOVERNANTES, AINDA CONTINUA TÃO BELA E TÃO FORMOSA, COMO DIZIA EDIR PROENÇA.