terça-feira, 6 de março de 2018

Nota de pesar

Lamentamos profundamente o falecimento de Breno de Souza Galate, fundador e editor da Revista Campeão dos Campeões, reconhecida pelo Paysandu Sport Clube como oficial. O torcedor bicolor que foi responsável por muitas outras Revistas, como Pará News, Raízes do Ananin, que partiu na manhã de ontem (05/03), lutava contra um câncer no pâncreas.
Por mais de dez anos, Breno de Souza Galate se dedicou a produzir uma revista com um conteúdo totalmente direcionado e voltado ao Paysandu Sport Club. A primeira edição da Campeão dos Campeões foi divulgada entre setembro e outubro de 2007. A publicação mais recente, a de número 34, está nas ruas há cerca de um mês.
O corpo de Breno de Souza Galate foi velado ontem, na capela Nossa Senhora de Fátima, localizada na esquina na avenida José Bonifácio com a rua dos Caripunas, no bairro de São Brás, em Belém.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Alepa participa da cerimônia do Curso de Formação de mais de 100 delegados de Polícia Civil


Os 149 novos delegados da Polícia Civil aprovados no concurso público da corporação, participaram nesta segunda – feira (26), da cerimônia do Curso de Formação da Polícia Civil, após quatro meses de aulas técnicas, profissionais e teóricas realizadas na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Os novos profissionais vão garantir o reforço no atendimento nas delegacias dos 144 municípios paraenses.
O evento realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, atraiu autoridades na área de segurança pública, servidores do estado e políticos. O deputado Eliel Faustino, líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), esteve representando o chefe do Parlamento Paraense, deputado Márcio Miranda. O deputado Coronel Neil também prestigiou a cerimônia.
Para o deputado Eliel Faustino, os novos delegados significam o compromisso do governo com a segurança pública. “ Esse momento vem reforçar o contingente da Polícia Civil, que é um dos planos do governo fazer a reestruturação da corporação. O Pará é um estado continental e espero que cada um desses novos profissionais possa unir forças com os órgãos de governo e juntos oferecer melhor segurança à sociedade”, destacou.
Em seu discurso, o parlamentar também ressaltou a participação da Alepa no processo de ampliação de novos policiais no Estado.  “Nós que representamos o povo na Alepa nos sentimos felizes, porque aprovamos leis que garantiram ao governador ampliar o número de efetivos da polícia civil. Com o apoio dos deputados foi possível viver esse momento que estamos presenciando hoje”, evidenciou.
O governador Simão Jatene disse que os novos delegados vão atender todos os municípios. “São 149 delegados que ingressam na Polícia Civil e que era um grande desafio e  agora vão poder atender em todos os 144 municípios do Pará. Nós já tínhamos conseguido esse  número, mas com a proposta da reforma da previdência, muitos se aposentaram. O ingresso dessa nova turma jovem e cheia de disposição me deixa feliz porque vamos poder garantir novamente delegados em todos os municípios e dar mais um passo para combatermos a violência.
Ele também fez agradecimentos à Alepa na aprovação de leis importantes que garantiram o aumento de servidores na corporação.  “Agradeço mais uma vez ao Parlamento, porque se temos as leis, é porque foram aprovadas pelos deputados e nos permitiu a ampliação desse contingente garantindo a realização desse concurso que agora se encerra”, finalizou.
Esse foi o segundo concurso público realizado em menos de quatro anos na Polícia Civil. Do total dos 149 delegados formados, 28 são mulheres e 121 homens, oriundos de vários estados da federação. O concurso aprovou ainda 300 investigadores, 180 escrivães e 20 papiloscopistas. Em 2014, ingressaram 386 novos policiais, sendo 146 delegados; 90 escrivães; 131 investigadores e 19 papiloscopistas.
Entre as delegadas mulheres que vão atuar no Pará, está a gaúcha, Marília de Marchiori, de 35 anos. “ Gostei muito do Pará e como sempre sonhei em ser delegada de polícia, acho que aqui vai ser muito bom. Um dos desafios será conseguir contribuir para melhorar a segurança da sociedade paraense em um momento de muita violência como estamos vivendo”, disse.
O goiano Victor Luiz Couto Carneiro, de 30 anos,  já se sente em casa. “ Eu já conhecia o Pará e gosto muito daqui. Sei que a questão de acessibilidade em algumas regiões mais distante da capital será um dos desafios a ser enfrentado, mas não vou fazer corpo mole pra isso”, pontuou.   
O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Luís Fernandes, ressaltou que um dos compromissos do governo em melhorar a segurança está sendo cumprido e que novas ações serão executadas.  “Estamos com investimentos de quase meio bilhão de reais para 2018 na área de segurança. Dentre as medidas, faremos a reposição da frota com mais de 800 novos veículos e 700 motocicletas, além de outras ações”, revelou.
O próximo passo será a lotação dos novos delegados nas unidades de Polícia Civil do Estado. A nomeação dos novos delegados é um dos compromissos  anunciados pelo governo do estado no combate à criminalidade e garantia de mais segurança à população paraense.
A partir da nomeação desses profissionais, a Polícia Civil contará com um terço do atual efetivo de policiais civis no Estado com menos de quatro anos de serviço. Isso significa a renovação da corporação policial. Em termos percentuais, a entrada de mais de 600 novos policiais civis nos quadros da Polícia Civil representará aumento de 20% no atual efetivo. Dados recentes  revelam que a corporação possui 2.413 policiais em atividade no Estado. 
O Curso
O Curso de Formação de Policiais Civis promovido no Pará é considerado pioneiro no Brasil com metodologias inovadoras e a inclusão de disciplinas exclusivas como Oratória; Abordagem psicopatológica do crime e da violência; Investigação financeira no enfrentamento de crimes envolvendo lavagem de dinheiro; Noções básicas de combate às fraudes veiculares; Linguagem Brasileira de Sinais; Atuação policial frente aos grupos vulneráveis e o Relacionamento com a imprensa e mídias sociais.

Texto: Mara Barcellos
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO

Quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer


O Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer. A decisão foi ordenada pelo ministro Luís Roberto Barroso e o período autorizado é entre 1º de janeiro de 2013 e 30 de junho de 2017.
Esta é a primeira vez na história do Brasil que um presidente em exercício tem seu sigilo bancário quebrado por suspeita de envolvimento em esquemas de corrupção. Temer já havia ‘quebrado o recorde” ao ser o primeiro presidente da história a ser denunciado por corrupção e o único a ostentar duas denúncias criminais.
O presidente é alvo de inquéritos por suspeita de recebimento de propinas de empresas portuárias e empreiteiras, nomeadamente a Odebrecht.

Eliel Faustino protocola CPI para investigar Hydro e outros empreendimentos de mineração do Estado


O líder do Governo na Alepa, deputado Eliel Faustino - que também é vice-presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia da Casa de Leis – protocolou, nesta quarta-feira (28.02), o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o vazamento de resíduos na barragem da Hydro, em Barcarena. Para a abertura são necessários 14 signatários entre os parlamentares. O deputado e o presidente da Casa, Márcio Miranda, articularam o recolhimento das assinaturas, totalizando mais de 20. A Comissão deve ser instalada em breve. A CPI  será constituída por sete membros  e funcionará no período de até 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. 
O objetivo é apurar o que aconteceu com a Hydro e investigar todos os empreendimentos instalados na bacia hidrográfica do Rio Pará. “Vamos investigar o que vem prejudicando a comunidade, acompanhar as repercussões, observar se os empreendimentos instalados são sustentáveis. E saber ainda se as fiscalizações estão sendo feitas com regularidade, se cada um está cumprindo seu papel, para que a população não perca a qualidade de vida”, disse o autor deputado Eliel Faustino. O parlamentar também reiterou que as empresas podem continuar produzindo no Pará, desde que cumpram a legislação e tenham compromisso com a comunidade. “O meio ambiente equilibrado é essencial a vida humana. Dessa forma cabe ao Poder Público zelar pela sua preservação em defesa da presente e futuras gerações. Como representantes do povo, não podemos ficar omissos nesse processo”, argumenta.
A Comissão de Meio Ambiente vem atuando desde que ocorreu o crime ambiental. Já foram realizadas uma reunião com a Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e uma visita em Barcarena ontem, na qual os deputados foram recebidos pela prefeitura e depois fizeram uma visita no escritório da Hydro. “A reunião com a Semas foi importante para saber o trabalho que está sendo feito, as multas aplicadas contra a empresa. Também fizemos uma visita in loco e esperamos agora aprofundar para tratar não só deste problema que aconteceu, mas para prevenir que ocorra com outros empreendimentos instalados no Pará", reforçou.
Entenda o caso
Nos últimos dias a sociedade paraense foi surpreendida pela notícia de contaminação do meio ambiente no município de Barcarena, provocada pelo vazamento de rejeitos de bauxita vindos da barragem da mineradora Hydro, empresa norueguesa instalada na região. Após denúncias da população, visitas de órgãos ambientais e de diversas negativas da mineradora, um laudo do Instituto Evandro Chagas constatou o vazamento de rejeitos e a presença de diversos metais, inclusive chumbo, provocando contaminação do lençol freático, doenças nos moradores e prejudicando a qualidade de vida da população.  
A região vem sendo alvo de seguidas agressões ambientais, provocadas pela intensa atividade industrial e pela movimentação de cargas, inclusive de animais vivos. 


Texto: Sâmia Maffra

PM sobrevivente de acidente com carreta está em estado grave

O policial militar Resylen de Lima Souza continua internado em estado grave após sofrer um grave acidente na PA-287, no município de Conceição do Araguaia, sudeste paraense, nesta segunda-feira (05). Uma carreta fora de controle colidiu com uma viatura que transportava os membros da guarnição local.  
Segundo a Polícia Militar, Resylen Souza está internado no Hospital Regional de Redenção, sem previsão de alta médica. 

PM sobrevivente de acidente com carreta está em estado grave

O policial militar Resylen de Lima Souza continua internado em estado grave após sofrer um grave acidente na PA-287, no município de Conceição do Araguaia, sudeste paraense, nesta segunda-feira (05). Uma carreta fora de controle colidiu com uma viatura que transportava os membros da guarnição local.  
Segundo a Polícia Militar, Resylen Souza está internado no Hospital Regional de Redenção, sem previsão de alta médica. 

WhatsApp pode ampliar tempo para apagar mensagens

WhatsApp está testando uma nova função para estender o prazo que uma mensagem possa ser apagada, de forma definitiva, em uma conversa. O recurso “Apagar para todos”, disponível no aplicativo desde outubro de 2017, passa a ficar disponível em até 4096 segundos após o envio. O tempo equivale a uma hora, oito minutos e 16 segundos. Até o momento, usuários tinham apenas sete minutos para cancelar um texto, imagem, vídeo ou arquivo compartilhado no chat.
A novidade chega primeiro ao WhatsApp Beta para Android. Ainda não se sabe quando o aumento de tempo será liberado para a versão estável do app no sistema do Google, assim como no aplicativo para iPhone (iOS).