O Diário Oficial do Estado publicou, em sua edição de quinta-feira, edital de abertura do processo licitatório para elaboração do projeto executivo do prolongamento da avenida João Paulo II. O mesmo edital foi publicado ontem nos jornais de circulação diária.
Com isso, o Governo do Estado dá partida à segunda fase do projeto Ação Metrópole, como é conhecido o Sistema de Transporte da Região Metropolitana de Belém. A primeira etapa, que consistiu na implantação da avenida Centenário da Assembleia de Deus e na construção do Elevado Daniel Berg, foi executada no governo passado. A terceira fase será a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que irá integrar todos os municípios da Região Metropolitana.
O diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, informou esta semana que o prolongamento da avenida João Paulo II terá uma extensão de aproximadamente 3.800 metros, estendendo-se da passagem Mariano, na altura do Entroncamento, até o elevado da avenida Mário Covas, a antiga rodovia do Coqueiro, que dá acesso aos conjuntos Cidade Nova e Guajará, no município de Ananindeua. A avenida terá pista dupla, cada uma com três faixas de trânsito.
César Meira explicou que o Governo do Estado vem trabalhando desde 1991, em parceria com a Jica, a Agência de Cooperação Internacional do Japão, no arranjo de engenharia do sistema de transporte metropolitano. Para a implantação desse sistema, acrescentou, é preciso criar uma alternativa de entrada e saída da cidade. “Sem isso a execução do projeto se tornaria inviável”, ressaltou o diretor do NGTM, lembrando que a obra de implantação do BRT, na rodovia BR-316 e na avenida Almirante Barroso, vai demorar cerca de dois anos.
Essa alternativa se materializará com o prolongamento da João Paulo II. Ela servirá como corredor opcional de entrada e saída de Belém para quem chega ou sai da capital, pela BR-316, e em especial para os moradores de Ananindeua e seus conjuntos habitacionais, de Marituba, Santa Izabel, Benevides e Santa Bárbara.
Paralelamente, conforme frisou César Meira, o Governo do Estado trabalha com uma segunda alternativa, que é o prolongamento da avenida Independência até a entrada da Alça Viária. A Secretaria de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), responsável pela projeto, vai lançar nos próximos dias o edital de licitação.