terça-feira, 9 de agosto de 2022

Marca de chocolatier paraense é exportada para Dubai

O chocolatier Fábio Sicilia, usando a amêndoa premiada do produtor Ivan Dantas, de Medicilândia, curte o sucesso de sua marca Gaudens, que agora começará a ser exportada para Dubai

Cacau

O Pará já responde por 50,69% da produção nacional de cacau, segundo o IBGE. O estado também ganha em produtividade. O rendimento médio é de 948 quilos por hectare, enquanto a média nacional estaciona nos 469 quilos por hectare.

Nativo

Nativo da Amazônia, o cacau encontra no Pará as condições ideais, calor o ano todo e umidade altíssima. Também em seu ambiente natural o cacau resiste melhor às pragas. A colheita de 2022, no Pará, ocorrida em abril, rendeu 233 mil toneladas, diz o Ministério da Agricultura. Em 2010, eram apenas 67 mil toneladas.

Wilson Oliveira da ASPEB foi escolhido Empresário do Ano


 A bicentenária Associação Comercial do Pará (ACP) comunicou recentemente que o idealizador e presidente do Grupo ASPEB Wilson Oliveira (foto) foi escolhido Empresário do Ano 2021.

O nome do idealizador da empresa ASPEB foi muito comemorado pela cúpula da ACP para a comenda Empresário do Ano. A escolha do título é feita pelo voto direto dos associados da entidade.

Wilson construiu uma empresa que atende hoje mais de 100 mil pessoas no Norte e Nordeste do Brasil.

O empresário é o 67° homenageado pela ACP que premia os destaques do ano desde 1953 como reconhecimento aos relevantes serviços desenvolvidos em sua atividade empresarial e pela efetiva contribuição para o desenvolvimento econômico do Estado.

Pesquisas divergem sobre quem lidera a disputa pelo senado no Pará


Diferença entre os números de dois institutos de pesquisa é grande e deixa eleitores e a classe política em dúvida, em relação a quem está de fato na liderança a preferência para a vaga ao senado no Pará.

Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é registrado em Castanhal

 A prefeitura de Castanhal anunciou nesta segunda-feira, 8, o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox), no município, no nordeste do estado.

A paciente é uma mulher, de 34 anos, que foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na última sexta-feira, 5.

A Secretaria de Saúde do Município informou através de nota que a paciente apresentava erupções cutâneas, mas estava em um quadro clínico estável.

Ela está em isolamento e segue os cuidados para evitar o contágio direto da doença.

Faltando apenas um jogo para terminar a fase, Paysandu busca o primeiro lugar na Série C

O Paysandu volta a campo neste sábado, 13, contra o Floresta às 17h, na Curuzu, buscando superar o Mirassol em pontuação.

Papão venceu os dois últimos jogos e empatou com o clube paulista em pontos. Com uma rodada restante para o final da primeira fase, o time bicolor pode ultrapassar o Terror do Interior e se classificar em primeiro lugar.

O Papão pode conseguir a mesma façanha do ano passado, quando terminou a primeira fase da série C em primeiro lugar. Ano passado a formatação do campeonato era diferente.

Na segunda fase, o Paysandu não conseguiu repedir o desempenho e não foi muito bem no quadrangular.

Para terminar a primeira fase como líder, o Papão tem que torcer para o Mirassol não vencer o último jogo. Apesar de ter os mesmos 33 pontos, o Paysandu tem uma vitória a menos, que é o primeiro critério de desempates. Se os dois times terminarem com a mesma pontuação, o Terror do Interior garante a liderança.

Caso fique em primeiro, o Paysandu iria para o grupo C e mudaria os adversários do quadrangular. Até o momento, o Papão tem ABC, Figueirense e Botafogo-SP como próximos adversários de grupo.

Manifestação interdita parte da avenida Independência

 No inicio da noite desta terça-feira (9), moradores do bairro da Cabanagem interditaram parte da avenida Independência próximo à delegacia da Cabanagem, provocando o fechamento de um dos sentidos da via, em Belém.

Manifestantes atearam fogo em restos de entulhos, pneus, pedaços de madeira e papelão. A manifestação causou um longo engarrafamento na avenida.