MORREU, NESTA SEXTA-FEIRA, AOS 85 ANOS O EX-GOVERNADOR DO PARÁ HÉLIO GUEIROS (PMDB). DE ACORDO COM A ASSESSORIA DO GOVERNO DO ESTADO, ELE SOFRIA DE DOENÇA RENAL CRÔNICA E FAZIA TRATAMENTO COM HEMODIÁLISE. O POLÍTICO MORREU EM SUA CASA, EM BELÉM, POR VOLTA DAS 13H.
O VELÓRIO SERÁ NA ANTIGA SEDE DO GOVERNO, O PALÁCIO LAURO SODRÉ. O CORPO, PORÉM, SÓ SERÁ LEVADO AO LOCAL APÓS A CHEGADA DA MULHER DE GUEIROS, TEREZINHA, QUE ESTÁ EM SÃO PAULO PARA TRATAMENTO DE SAÚDE. A CHEGADA DA VIÚVA ESTÁ PREVISTA PARA MADRUGADA DE SÁBADO. O ENTERRO SERÁ AMANHÃ, ÀS 15H.
HÉLIO GUEIROS, CONHECIDO COMO HOMEM DO POVO, FALANDO SUA LINGUA E CONTUMAZ USUÁRIO DE PROVÉRBIOS, CONTADOR DE CAUSOS. EM SEUS DISCURSOS COSTUMAVA GALANTEAR AS MULHERES DAS CIDADES ONDE FAZIA COMÍCIOS.
QUANDO PREFEITO DE BELÉM INAUGUROU A AV. VISCONDE DESOUZA FRANCO, A DOCA, SEMPRE QUE PODIA FAZIA REFERÊNCIA A ESTE FEITO COM O JARGÃO “SOU TARADO POR DOCA”.
NOS MEIOS POLÍTICOS TINHA FAMA DE BOM BEBEDOR DE WHISQUE, O QUE LHE RENDEU O APELIDO, QUE ACABOU SENDO DO CONHECIMENTO PÚBLICO PASSANDO DAÍ EM DIANTE A SER ALCUNHADO COMO “PAPUDINHO”, APELIDO QUE ADOTOU EM SUAS ÚLTIMAS CAMPANHAS POLÍTICAS.
DR. HÉLIO PASSA PARA A HISTÓRIA COMO UM GRANDE HOMEM PÚBLICO QUE HONROU OS DIVERSOS MANDATOS QUE LHE FORAM DADOS PELO POVO PARAENSE.
ABAIXO, UM BREVE RELATO DE SUA VIDA PÚBLICA:
HÉLIO MOTA GUEIROS, NASCEU EM FORTALEZA, 12 DE DEZEMBRO DE DE 2011) FOI UM FILIADO DO PMDB DO PARÁ.
HÉLIO GUEIROS CHEGOU AO PARÁ NO FINAL DA DÉCADA DE 20. AINDA NA DÉCADA DE 30, VOLTOU A MORAR NO CEARÁ E FORMOU-SE, EM 1949, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS, PELA FACULDADE DE DIREITO.
ENTROU PARA A POLÍTICA EM 1958, A CONVITE DO GENERAL MAGALHÃES BARATA, E TORNOU-SE LOGO SUPLENTE DE DEPUTADO ESTADUAL. ASSUMIU UMA VAGA ENTRE 1958 E 1962. EM 1962, FOI ELEITO DEPUTADO ESTADUAL, PELO PSD, CHEGANDO A LÍDER DO GOVERNO AURÉLIO DO CARMO ENTRE 1962 E 1964.
COM A INSTALAÇÃO DA DITADURA MILITAR, EM 1964, HÉLIO GUEIROS TEVE SEU MANDATO CANCELADO. ELEGEU-SE DEPUTADO FEDERAL COM A FUNDAÇÃO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (MDB), ENTRE 1966 E 1970. NESSE ÚLTIMO ANO, TEVE SEU MANDATO CANCELADO NOVAMENTE E A SUSPENSÃO DOS SEUS DIREITOS POLÍTICOS. ALÉM DISSO, HÉLIO GUEIROS FOI ELEITO PARA O SENADO FEDERAL EM 1983, QUANDO AINDA ERA INTEGRANTE DO PMDB.
A IRREVERÊNCIA E OS DISCURSOS IRÔNICOS DE HÉLIO GUEIROS MARCARAM A POLÍTICA PARAENSE DOS ANOS 90. MESMO DERROTADO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, ELE FOI O PROTAGONISTA DE ALGUNS DOS MOMENTOS MAIS PECULIARES DA CAMPANHA POLÍTICA, COMO, POR EXEMPLO, QUANDO JUSTIFICADA SUA UNIÃO COM O EX-ADVERSÁRIO JADER BARBALHO COMO “COISAS DA POLÍTICA”.
“EU E A TEREZINHA (PROFESSORA TEREZINHA GUEIROS, ESPOSA DO POLÍTICO) TAMBÉM BRIGAMOS DE VEZ EM QUANDO, MAS NEM POR ISSO DEIXAMOS DE DORMIR JUNTOS”, JUSTIFICOU IRONICAMENTE, EM UMA DAS PROPAGANDAS VEICULADAS NO RÁDIO E NA TELEVISÃO.
ALÉM DE PROFESSOR, ADVOGADO E POLÍTICO, HÉLIO GUEIROS TAMBÉM EXERCEU O JORNALISMO COMO PROFISSÃO. JUNTO COM MAGALHÃES BARATA AJUDOU A FUNDAR O JORNAL O LIBERAL , NA DÉCADA DE 50. NA REDAÇÃO, PASSOU PELAS FUNÇÕES DE REPÓRTER, REDATOR, SECRETÁRIO, EDITORIALISTA, COLUNISTA, REDATOR-CHEFE E DIRETOR-SUPERINTENDENTE. FOI REDATOR E EDITOR NA FOLHA DO NORTE E DURANTE A SEGUNDA FASE DE O ESTADO DO PARÁ . NA ÉPOCA DA FUNDAÇÃO DO DIÁRIO DO PARÁ , NO INÍCIO DA DÉCADA DE 80, FOI SEU PRINCIPAL ARTICULISTA E AINDA FOI REDATOR E APRESENTADOR DO PROGRAMA “EM PRIMEIRA MÃO”, NA TV MARAJOARA .
FOI DEPUTADO FEDERAL, SENADOR DE 1983 A 1987, GOVERNADOR DO PARÁ DE 1987 A 1990, E PREFEITO DE BELÉM DE 1993 A 1996.
EM 1998 CANDIDATOU-SE A SENADOR DA REPÚBLICA PELO PFL, ALCANÇANDO 25% DOS VOTOS VÁLIDOS, O QUE LHE CONFERIU A 3º COLOCAÇÃO GERAL, ATRÁS DE LUIZ OTÁVIO CAMPOS (36%) E DE ANA JÚLIA CAREPA (34%).
EM 2002 HÉLIO GUEIROS, JÁ PELO PMDB, CANDIDATOU-SE A DEPUTADO FEDERAL, ONDE OBTEVE 18.682 VOTOS, O EQUIVALENTE A 0,7% DOS VOTOS VÁLIDOS, O QUE LHE CONFERIU A 6º COLOCAÇÃO DOS CINCO ELEITOS, TORNANDO-SE ASSIM, O PRIMEIRO-SUPLENTE DESSA BANCADA.
EM 2004 CANDIDATA-SE A PREFEITO DE BELÉM, ONDE OBTÉM 67.270 VOTOS, 9,24%, E A 3º COLOCAÇÃO GERAL, ATRÁS DE DUCIOMAR COSTA E DE ANA JÚLIA CAREPA.
EM 2006, JOSÉ PRIANTE, DEPUTADO FEDERAL DE SUA BANCADA, CANDIDATA-SE AO GOVERNO DO PARÁ, OBTENDO A 3º COLOCAÇÃO GERAL NO 1º TURNO, VINDO A APOIAR A CANDIDATA ANA JÚLIA CAREPA NO 2º TURNO.
QUE DEUS O RECEBA EM SUA GLÓRIA.
O BLOG SE SOLIDARIZA COM A ESPOSA PROFESSÔRA THEREZINHA E SEUS FILHOS.