domingo, 24 de novembro de 2019

Sessão Especial - Trata sobre o licenciamento do Projeto Serra Leste




Requerente: Deputado Eliel Faustino

O município de Curionópolis possui grande destaque no Estado em razão da atividade de mineração centrada na extração de ferro na mina de Serra Leste. Esta atividade é o motor econômico do município pois gera empregos formais, receitas com a arrecadação de impostos e royalties, incremento na economia local e investimentos em projetos sociais.
Em 2015 a Vale, responsável pela exploração, após verificar a necessidade de expansão do projeto entrou com pedido de licenciamento ambiental junto a Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade), o que ainda não foi autorizado pela secretaria. Para destravar a questão do licenciamento ambiental, o Deputado Eliel Faustino (DEM) realiza Sessão Especial na próxima segunda-feira (25). Foram convidados o titular da Semas, Mauro de Lima, a diretora de licenciamento ambiental da Semas, Thais Borges Oliveira, o Prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, Vereadores do município e dirigentes da Fetraf (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), ACIC (Associação Comercial e Industrial de Curionópolis), associação de moradores, associação de garimpeiros, e demais associações civis.
Histórico
A exploração de ferro no município entrou em operação em 2009 após o projeto Serra Leste receber a licença ambiental para o funcionamento das mãos da então governadora Ana Julia Carepa. Em 2015 a Vale, responsável pela exploração, após verificar a necessidade de expansão do projeto entrou com pedido de licenciamento ambiental junto a Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade), o que ainda não foi autorizado pela secretaria. A Vale alega que já entregou toda a documentação solicitada. O licenciamento é essencial para manutenção das operações da unidade e o crescimento.
Quando atinge a produção de 6 milhões de tonelada/ano, que é o limite autorizado atualmente, as atividades são paralisadas e o município fica sem produção mineral, impacta negatividade na economia local, reduz a empregabilidade, renda e os investimentos públicos voltados ao desenvolvimento local.
Serviço:
Sessão Especial discute o Processo de Licenciamento Ambiental do projeto Serra Leste
Data: 25/11. Local: Plenário Newton Miranda- Alepa. 10h

Em visita ao Japão papa Francisco pede o desarmamento nuclear



Em visita à cidade de Nagasaki, no Japão, neste domingo, 24, o papa Francisco pediu a abolição das armas nucleares, que definiu como "um atentado contínuo que clama aos céus".
Após a primeira cidade, o papa visitou Hiroshima. É a primeira vez em quase 40 anos que um líder máximo da igreja Católica visita o Japão e as duas cidades atingidas por bombas atômicas, durante a segunda guerra mundial, que encerrou em 1945.
O papa chegou em Nagasaki pela manhã, visitou um parque localizado no ponto zero da explosão da bomba atômica despejada sobre a cidade por forças americanas há 74 anos. O ataque a Nagasaki em 9 de agosto de 1945 matou cerca de 70 mil pessoas.


Deputados aprovam mudanças no Plano de Cargos Carreira e Remuneração do TCE-Pará

Os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que altera dispositivos no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração - PCCR dos servidores do Tribunal de Contas do Estado – TCE/PA - a Lei n.º 8 037/2014, na Sessão desta terça-feira (19.11), modificando cinco artigos, revogando outro, extinguindo 64 cargos do quadro de provimento em Comissão e outro que cria no quadro de comissionados 21 cargos de Assessor de Conselheiro.

Itupiranga vence Carajás e é campeão paraense da Segunda Divisão


Na tarde deste domingo (24), o Itupiranga, criado em 2018, se sagrou campeão da Segundinha ao bater o Carajás em Itupiranga, sudeste paraense.
O jogo, entre os dois clubes que conseguiram o acesso para disputar o Parazão 2020, foi basante equilibrado e terminou empatado. O clube do sudeste paraense abriu o placar, mas o Pica Pau do Outeiro conseguiu a virada no 2º Tempo. No fim do jogo, o Itupiranga conseguiu igualar o marcador.
Após o tempo regulamentar, a final foi então para os pênaltis. Enquanto o Carajás perdeu o primeiro pênalti, o Itupiranga converteu suas cinco cobranças, se sagrando campeão logo em seu primeiro ano de existência.


Flamengo é campeão brasileiro e se torna primeiro time desde 1963 a ganhar Nacional e Libertadores no mesmo ano


Depois de ter sido campeão da Libertadores no último sábado, o Flamengo conquistou também o título do Campeonato Brasileiro neste domingo, com a derrota do Palmeiras para o Grêmio por 2 a 1. Com o feito, o Rubro-Negro se tornou o primeiro time desde 1963 a ganhar o Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano.


Personalidades que nos deixaram em 2019

Várias celebridades já deram o seu último adeus em 2019. Gugu Liberato, histórico apresentador de TV no Brasil, Fábio Barreto, indicado ao Oscar por 'O Quatrilho' (1995), o diretor e ator Jorge Fernando, responsável por sucessos na TV Globo, a apresentadora e autora Fernanda Young e o ícone da bossa nova, João Gilberto, são alguns dos famosos que o Brasil perdeu este ano.