sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Em reunião com governador do Pará, ministro da Saúde promete 1,5 milhão de vacinas

O Pará deve receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 30 de março, sendo que a primeira remessa deve ser entregue até o dia 24 de fevereiro. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com o governador do Estado, Helder Barbalho, na tarde desta quinta-feira (18), em Santarém , oeste paraense. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual destacou as ações do Governo do Estado no combate à pandemia da Covid-19 na região, como a entrega do Hospital de Campanha de Santarém, envio de 645 cilindros de oxigênio e abertura de 250 leitos exclusivos para tratamento da doença.

Vereador Breno Mesquita na luta pelos direitos do cidadão de Ananindeua


 


Vereador Breno Mesquita entra na luta das sacolas...

Palestra de abertura com o Ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal)


 A FGV DAPP e a Embaixada da Alemanha no Brasil, no âmbito do projeto Democracia Digital – Digitalização e Esfera Pública no Brasil, convidam para debater sobre o desafio do combate aos conteúdos desinformativos nos meios digitais e, ao mesmo tempo, a defesa da liberdade de expressão na internet.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Governo do Pará autoriza reconstrução do prédio histórico do IEEP

Governador Helder Barbalho assina Ordem de Serviço da obra, que terá recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.



Uma das mais tradicionais instituições de ensino público do Pará, instalada em um prédio histórico no centro de Belém, será reconstruída pelo governo do Estado. Na tarde desta quarta-feira (10), o governador Helder Barbalho e a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, assinaram a Ordem de Serviço para o início das obras no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), que em 13 de abril completará 150 anos de criação.

“Obra importantíssima dentro das ações que nós estamos fazendo, que já nos permitiu entregar 54 escolas reconstruídas em todo o Estado. Esta escola, não apenas por sua importância, traz consigo, além da beleza arquitetônica, muita história. História de Belém, do nosso Estado, que junto com o ‘Paes de Carvalho’ – que entregamos em 2019, estamos fazendo também a ‘Visconde de Souza Franco’ e tantas estruturas, para continuar avançando nas melhorias estruturais da educação no Pará. Parabéns à memória do nosso Estado que, com o IEEP recuperado, seguramente mantém-se viva na memória de todos nós”, ressaltou Helder Barbalho.
Helder Barbalho, a secretária de Educação, Elieth Braga (e) e outros gestores públicos no ato de assinatura da Ordem de Serviço.

Pioneirismo - O Instituto de Educação Estadual do Pará foi fundado em 1871, na gestão do governador Joaquim Portela, presidente da Província do Grão-Pará. Foi a primeira Escola Normal do Estado, destinada à formação de professoras. O IEEP é o segundo colégio mais antigo do Pará. O primeiro é a Escola Estadual Paes de Carvalho, fundada em 1841.

O IEEP é constituído por um prédio tombado pelo patrimônio histórico, em estilo neoclássico inglês e art nouveau francês; outro administrativo, funcionando na parte superior; o ginásio de esportes e mais um anexo. As obras contemplarão um dos prédios do espaço, e serão executadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). A previsão de conclusão é de até 120 dias.

O Governo do Pará, por meio da Seduc, desde janeiro de 2019 mantém o compromisso com a educação em todo o território paraense. Já foram entregues 54 escolas totalmente reconstruídas e ampliadas, em várias regiões, assegurando mais comodidade e condições de desenvolvimento educacional a toda a comunidade da rede estadual pública de ensino.

Clientes de 11 estados poderão pagar conta de energia via Pix


 Consumidores de 11 estados começarão a pagar contas de energia pelo Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). A novidade vale para clientes das distribuidoras do grupo Energisa e foi desenvolvida em conjunto com o Banco do Brasil (BB).

O código QR (versão avançada do código de barras) será incluído nas faturas físicas. Bastará o consumidor abrir o aplicativo do seu banco, apontar a câmera do celular e fazer o pagamento.

Inicialmente, a novidade estará disponível apenas para clientes selecionados. Nos próximos três meses, o pagamento via Pix será expandido até atingir os 8 milhões de clientes das distribuidoras da Energisa. O grupo opera nos seguintes estados: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Apesar de o Banco do Brasil ter desenvolvido a solução tecnológica, a ferramenta estará disponível para clientes de qualquer banco, mesmo os não bancarizados. Como o Pix funciona 24 horas por dia, o pagamento poderá ser liquidado imediatamente, inclusive em fins de semana e feriados.

Calha Norte e Baixo Amazonas saem do lockdowm e descem para bandeiramento vermelho na sexta-feira

A região da Calha Norte e Baixo Amazonas, no noroeste paraense, sairão do lockdown e entrarão no bandeiramento vermelho em relação ao risco de infecção pelo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Governador Helder Barbalho, através das redes sociais.

Vacinação não avança e Pará permanece em último lugar no ranking nacional

O cenário da vacinação contra a covid-19 no Pará não mudou, segue a passos lentos e, nesta quarta-feira, 17, o estado continuava ocupando a última colocação no ranking de vacinação nacional. Dessa vez, ainda mais isolado dos demais, com apenas 1,04% da população vacinada, contra 1,57% do Acre, penúltimo colocado.

Homem é encontrado morto em apartamento com saco plástico na cabeça em Ananindeua


 A Polícia Militar encontrou na noite desta quarta-feira, 17, após denúncia de moradores vizinhos, o corpo de um homem, identificado como José Maria do Egito Sena, 52 anos, com as mãos e pernas amarradas e com um saco plástico na cabeça, em um apartamento, estilo quitinete, localizado no bairro do Castanheira, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.

Segundo informações do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), o IML já foi acionado para fazer a remoção do cadáver.

A polícia permanece no local ouvindo os vizinhos da vítima, para tentar chegar ao autor ou autores do crime. Até o momento não há informações sobre o que teria motivado o homicídio, mas, tudo indica que teria sido por acerto de contas.

De acordo com informações da polícia, José Maria, natural de Abaetetuba, já tinha passagem pelos crimes de estelionato no ano de 2004 e 2019, sendo que em 2019, ele ficou preso de janeiro a agosto. Ainda segundo a polícia, o apartamento não tinha marcas de arrombamento e a vítima estava com um pano amarrado na boca.

Ainda segundo o órgão, a linha de investigação será a partir de uma ligação feita para a mãe neste fim de semana e, sua última utilização no aplicativo de mensagens também no final de semana.

FICA EM CASA!!

Passando dos 8 mil mortos por covid-19, Pará registra mais 108 casos da doença

Número de mulheres é maior do que em 2016, subiu de 16% para quase 19%


Pela primeira vez no Estado do Pará, 27 mulheres foram eleitas prefeitas, um aumento importante na comparação às últimas eleições municipais em 2016, onde apenas 16% das prefeitas eram mulheres no Pará. Dados do TSE mostram que a média nacional de prefeitas eleitas foi de 12,2%, bem abaixo da média paraense. Além disso, o registro de candidaturas femininas em 2020 foi recorde: 33,6% do total.

As mulheres eleitas no Pará para a gestão 2021- 2024 são: Francineti Carvalho, em Abaetetuba; Lúcia do Líder, em Almeirim; Vanessa Gusmão, em Aurora do Pará; Lucineia Alves, em Bannach; Luziane Solon, em Benevides; Josemira Gadelha, em Canaã dos Carajás; Edilma Alves, em Garrafão do Norte; Mariana Chamon, em Curionópolis; Iara Braga, em Eldorado dos Carajás; Majorri Santiago, em Floresta do Araguaia; Professora Marlene Borges, em Magalhães Barata; Patricia Mendes, em Marituba; Nilma Lima, no Moju; Alcineia Ferro, em Nova Esperança do Piriá; Dra Graça, em Nova Ipixuna; Socorrinha, em Nova Timboteua; Gilma Ribeiro, em Oeiras do Pará; Laane Barros, em Piçarra; Raquel, em Placas; Consuelo Castro, em Ponta de Pedras; Márcia Ferreira, em Rio Maria; Adriana Andrade, em Rondon do Pará; Professora Leila, em São Caetano de Odivelas; Elizane, em São Domingos do Araguaia; Kamily Araujo, em São João de Pirabas; Marcellanne Cristina, em São João do Araguaia; e Kelly Destro, em Ulianópolis.

Lei das sacolas plásticas entra em vigor e consumidores aprovam a nova medida

 Em vigor em todo o Estado do Pará, a Lei Estadual 8.902/2019, que trata sobre a política estadual de proibição na distribuição de sacolas plásticas descartáveis com compostos de polietilenos (produto derivado do petróleo) ou similares em supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

Sancionada pelo governador Helder Barbalho, (MDB), no dia 11 de outubro de 2019, a nova lei passou a vigorar no último domingo (14.02) e a partir de agora somente será permitido o uso de sacolas produzidas com materiais de fontes renováveis e biodegradáveis para serem reutilizáveis pelo consumidor. O objetivo é contribuir para a redução do consumo de resíduos plásticos e diminuir a poluição no meio ambiente em todo o território paraense.

Dentre as medidas previstas na legislação, é necessário que as sacolas ou sacos plásticos sejam reutilizáveis e devem ter capacidade de, no mínimo, quatro, sete e até 10 quilos, sendo confeccionadas com mais de 51% de material de fontes renováveis. As embalagens possuem cores diferentes para especificar o tipo de produto a ser embalado: as verdes serão destinadas para resíduos recicláveis, e as cinzas, para os rejeitos. Dessa forma, o consumidor é orientado para separar adequadamente os resíduos e facilitar o serviço de coleta de lixo.

A Lei estabeleceu prazo de 12 a 18 meses para que todos pudessem se adaptar. Porém, por causa do tempo de fornecimento de sacolas biodegradáveis (feitas com pelo menos 51% de material proveniente de fontes naturais, como cana de açúcar) o prazo para adequação foi prorrogado por mais quatro meses.

"Existem várias maneiras de amenizar o impacto dessas sacolas plásticas. A nossa proposta não passa pela punição do consumidor, apenas para adotar novas medidas de proteção ao meio ambiente e às novas tecnologias que estão ao nosso alcance. A conscientização em torno do problema é o que nos motiva a propor mudanças”, justificou o autor do projeto, o ex-deputado Dr. Daniel Santos. 

Homem é morto em Ananindeua com um tiro certeiro na cabeça

Um homem, identificado apenas pelo prenome Júnior, foi assassinado com um tiro na madrugada desta quarta-feira (17), no bairro Jiboia Branca, em Ananindeua. Ainda não há mais informações sobre a motivação do crime mas, segundo a Polícia Militar, as características são de uma execução.

Flor do Ananin


 Esta é a flor do Ananin, espécie que origina o nome do município de Ananindeua (PA), topônimo de origem Tupi, que significa “lugar de Ananin”, abundância de Ananim ou Anini, árvore que tem flores vermelhas, produz uma resina chamada “cerol”, utilizada para lacrar as fendas das embarcações. De grande porte, a planta tem propriedades medicinais, serve para calafetar embarcações, ensebar cordas e até mesmo na fabricação de tochas, e existia em tempos remotos à margem do igarapé que recebeu o nome de Ananindeua. O município remonta a meados do século XIX, quando surgiu ali uma parada da extinta Estrada de Ferro Belém-Bragança. Foto de Pedro Sousa.