quarta-feira, 19 de maio de 2021

'Creches Por Todo Pará' tem ato de assinatura das prefeituras





No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dá um importante passo em defesa e garantia dos direitos da educação infantil, com uma rede de proteção que fomenta a liberdade e aprendizagem das crianças, através do programa 'Creches Por Todo Pará'.

Na tarde de ontem, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, foi realizado o Ato de Assinatura das Prefeituras para o programa que visa ampliar a oferta do número de vagas na Educação Infantil e fortalecer a política pública de proteção da infância em todo o Pará. Cerca de 90 prefeitos estiveram presentes na cerimônia e assinaram o Termo que sinaliza a adesão ao programa e o compromisso com o que deve ser cumprido pra a execução.

“É fundamental que possamos garantir a oferta de educação desde os primeiros anos de vida. E o Governo do Estado toma esta iniciativa, pela primeira vez, de dispor a abrir vagas de creches nos 144 municípios paraenses com o lançamento do programa 'Creches Por Todo Pará'. Com a adesão de todos os municípios, a intenção do governo é que nós possamos construir creches em todos os municípios, avançando com a oferta de vagas de 0 a 5 anos e garantir que já nas primeiras idades de vida possam estar em um ambiente adequado, com o suporte pedagógico, facilitando a vida dos seus pais já que, tendo onde deixar os filhos com segurança e qualidade sob o olhar educacional, possam buscar o seu ganha pão, garantir a renda das suas famílias”, disse o governador Helder Barbalho.

Titular da SEDUC, Elieth Braga, enfatizou o caráter inovador da iniciativa. "Hoje é um dia especial, pois é o aniversário do nosso governador, mas quem ganha o presente são os municípios paraenses. Com certeza esses novos espaços de aprendizagem vão fazer a diferença na infância de tantas crianças espalhadas por todas as regiões do nosso Pará. Até pouco tempo atrás fui prefeita e sei das dificuldades para gerir um município; sei o quanto é difícil construir um equipamento dessa grandeza, com todas as condições que a lei nos exige, porque os recursos destinados são pequenos e não são suficientes para esse tipo de investimento que se é necessário”, afirmou a Secretária.

Cada unidade escolar terá a capacidade para atender 200 crianças de até 5 anos de idade, oferecendo um espaço com 10 salas de aulas, berçário, lactário, além de toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. Nesta parceria, as administrações municipais serão responsáveis pela cessão do terreno, administração do espaço e prestação dos serviços na creche, cabendo ao governo estadual a responsabilidade pela execução e entrega da obra, e ainda pelos equipamentos adequados à unidade escolar.

STF condena Éder Mauro por difamação contra Jean Wyllys;

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, definitivamente, nessa terça-feira (18), o deputado federal Éder Mauro (PSD-PA) por crime de difamação agravada contra o ex-deputado do Psol-RJ, Jean Wyllys. O acórdão transitou em julgado e a Turma, por unanimidade, julgou procedente a acusação contra o político paraense.

A condenação prevê pena de um ano de detenção, no regime inicial aberto, e multa no montante de 36 dias-multa, ao valor de um salário mínimo cada. No entanto, por maioria, a Corte substituiu a pena privativa de liberdade pela prestação pecuniária, consistente no pagamento de 30 salários mínimos à vítima.

Vacina


 Ananindeua vacina hoje 45 anos, com comorbidades. no registro o Vereador Zezinho Lima.

ESAMAZ terá participação especial na Conferência Magna da IV Semana Acadêmica do Curso de Direito

O Subprocurador-Geral da República com atuação perante ao STF, Paulo Gustavo Gonet Branco, proferirá a Conferência Magna da IV Semana Acadêmica do Curso de Direito da Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ. O evento será realizado virtualmente no dia 20/05, às 19h, em mesa a ser presidida pelo Procurador-geral de Justiça do MPPA, César Mattar, e é destinado aos estudantes de Direito, magistrados, promotores de justiça, advogados, demais operadores do Direito e sociedade em geral. As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo site www.esamaz.com.br

PF faz busca na casa e gabinete de Ministro. Presidente do Ibama caiu.

A Polícia Federal foi cedinho hoje às residências do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em São Paulo, em Brasília e no gabinete da pasta no Pará. Trata-se da Operação Akuanduba, destinada a apurar crimes contra a Administração Pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Pará, com ordem expedida pelo Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes determinou quebra de sigilos bancário e fiscal de Ricardo Salles. Outro alvo da PF é Eduardo Bim, presidente do Ibama, afastado do cargo pelo STF. Também foi ordenado o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no MMA e a suspensão imediata da aplicação do Despacho nº 7036900/2020/GAB/IBAMA, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorização de exportação.

As investigações começaram em janeiro deste ano, a partir de informações de autoridades estrangeiras acerca do desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira. Akuanduba é uma divindade da mitologia dos índios Arara, que habitam o Pará. Conta a lenda que, se alguém contraria as normas, a divindade faz soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.