sábado, 2 de outubro de 2010

Registro de Jader está deferido

Esta matéria foi publicada no site do Deputado Parsifal Pontes (PMDB-Pa).
A imprensa que se posiciona contra Jader Barbalho empreitou, nesta ultima semana, uma guerra aberta sobre a situação da candidatura dele ao Senado.
As noticias são encapadas com manchetes totalmente tendenciosas e, se o leitor amiudar o texto, lerá um conteúdo totalmente diferente da manchete.
Em resumo da ópera que até o momento se ensaiou: Jader Barbalho teve o seu pedido de registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, portanto, a sua candidatura está devidamente registrada e seus votos, independente da decisão que o Tribunal Superior Eleitoral lavrou ontem, serão computados.
O eleitor poderá, portanto, conhecer a votação recebida por Jader Barbalho, já na noite de amanhã.
Outrossim, o registro de Jader, inobstante a decisão do TSE, que o indeferiu, continua valendo, pois que ele impetrou recurso da decisão daquela corte e o TRE só poderá ver a sua decisão modificada após manifestação do Supremo Tribunal Federal, que é a instância final do judiciário brasileiro.
Embora o objeto da impugnação de Jader e Roriz seja o mesmo, renuncia de mandato, processualmente eles são totalmente diferentes: Roriz teve o seu pedido de registro indeferido pelo TRE-DF e Jader teve o seu pedido de registro deferido pelo TRE-PA.
Qualquer outra versão do procedimento não passa de tentativa de extorsão da vontade dos cidadãos que desejam votar em Jader Barbalho amanhã, que, segundo a pesquisa UFPA/Veritate, beira os 40% do eleitorado paraense.

VOTOS DE JADER SERÃO APURADOS E DIVULGADOS.

ESTA VAI EM PRIMEIRA MÃO, ONTEM POR VOLTA DE 23:30 HORAS O TSE DECIDIU QUE OS VOTOS DOS CANDIDATOS, CUJAS CANDIDATURAS ESTÃO SUB JUDICE, SERÃO CONTADOS E DIVULGADOS AO FINAL DA APURAÇÃO DA VOTAÇÃO DE AMANHÃ.
LEIA, NA ÍNTEGRA, A NOTÍCIA, CONTIDA NO SITE TSE, PODE SER ENCONTRADA NO SEGUINTE ENDEREÇO:http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.doacao=get&id=1335478.
TSE vai divulgar votação de candidatos com registro indeferido, após totalização
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai divulgar os votos recebidos pelos candidatos que disputarem as eleições do próximo domingo com o registro de candidatura indeferido, mas que apresentaram recurso na justiça (sub judice). Contudo, essa divulgação terá que aguardar a totalização final dos votos. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão administrativa realizada na noite desta sexta-feira (1).
O Tribunal apoiou, por maioria, a proposta do ministro Ricardo Lewandowski para permitir a divulgação, mas por questões técnicas, apenas após o resultado da eleição. Nesse ponto, ficou vencido o ministro Marco Aurélio que defendia a divulgação imediata da votação desses candidatos. Entretanto, o ministro Ricardo Lewandowski esclareceu que não há condições técnicas, no momento, de fazer essa divulgação imediata. Lewandowski informou ao Plenário que os votos dos candidatos com registro indeferido continuarão sendo desconsiderados para efeito de totalização, até que a justiça tenha uma decisão final sobre a situação de cada candidato.
O TSE acolheu um pedido do Partido Progressista (PP) para que fosse autorizada a divulgação dos votos dos candidatos sub judice. Ficou definido que a divulgação será feita na página do TSE na internet.
Segundo o presidente do TSE, o acesso a essas informações atende ao princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma vez que “são informações de grande interesse não só do candidato, mas de todo o eleitorado”.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

(STF) se posicionou contrário


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou contrária à obrigatoriedade ao eleitor de apresentar o título acompanhado de um documento de identificação com foto no momento da votação.

Quando sete ministros já haviam se manifestado contra a exigência, de um total de dez, o ministro Gilmar Mendes pediu vista (mais tempo para análise) e interrompeu o julgamento.

O resultado ainda pode ser alterado, uma vez que a análise do caso ainda não foi concluída. É possível que o julgamento seja retomado na quinta-feira.

O tribunal julga uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei dos dois documentos protocolada pelo PT na sexta-feira passada.

Para a relatora do caso, ministra Ellen Gracie, apenas a ausência de um documento de identificação com foto poderia impedir um cidadão de votar.

Projovem Urbano

Na noite de hoje no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua aconteceu a aula inaugural que marcou a entrega dos laboratórios de qualificação profissional do Projovem Urbano. Estes espaços serão utilizados para o desenvolvimento de aulas referentes à formação técnica específica de cada qualificação profissional do Programa.

Chamados de “Arcos Profissionais”, esses espaços atenderão formações técnicas profissionalizantes em Administração, Telemática, Vestuário e Educação. Os Arcos Profissionalizantes de Telemática e Vestuário funcionarão nas dependências da própria Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua e os de Educação e Administração no Colégio Ideal da Cidade Nova. O Projovem Urbano é uma parceira do governo federal com a Prefeitura de Ananindeua e promove a inclusão social dos jovens de 18 a 29 anos que mesmo alfabetizados na concluíram o ensino fundamental, buscando a reinserção destes jovens na escola e no mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Esta etapa do Programa conta, também, com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa).

Guerreira faz grande Carreata da Vitória


As ruas de Belém e de Icoaraci foram tomadas por centenas de carros, motos e bicicletas que participaram da grande “Carreata da Vitória da Guerreira”, realizada no domingo, 26. A Deputada Federal Elcione 1515 participou do evento em companhia do Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. Por onde passou a Deputada foi recebida com muito carinho pelas pessoas que queriam manifestar apoio à reeleição da Guerreira. A concentração foi as 9 horas da manhã, na avenida João Paulo II entre as ruas Lomas e Dr. Freitas e já nas primeiras horas contava com mais de 600 carros.

Prefeitura inicia Operação Círio 2010

O Departamento de Limpeza Pública iniciou na semana passada a Operação Círio 2010, onde 150 pessoas estão realizando a manutenção das vias por onde será feito percurso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A operação começou pelo canteiro central da BR 316, que vai até a barreira da Polícia Rodoviária Federal, além de percorrer vários bairros, entre eles o Icuí e Anita Gerosa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DEU NO BLOG DO BACANA

Advogado acusa candidato de não ser ficha limpa



O advogado Tibúrcio Nascimento já protocolou o pedido de cassação de Jordy na Alepa e intensificou suas denúncias.

E mais, ele está distribuindo o dossiê para toda a imprensa, com condenação por desvio de fundo partidário e pensão alimentícia, onde Jordy teria sido condenado.

Tem também uma acusação sobre apropriação indébita de recursos de funcionários de seu gabinete.

Tibúrcio também diz que Jordy "salvou a pele do empresário Villaça, de Barcarena, da CPI da Pedofilia."

Tibúrcio quer mostrar que Jordy não é ficha limpa.

E está atirando para todos os lados. inclusive distribuindo o dossiê para candidatos a deputado federal de outros partidos.

Postado por blog do bacana-marcelo marques às 4:36 P

Tiririca pode não assumir o cargo mesmo que vença as eleições

Se eleito, Tiririca pode não assumir o cargo


A candidatura de Francisco Everardo Oliveira Silva, o "Tiririca" será mantida, de acordo com informações da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP), pois o procedimento de registro do candidato já foi deferido em 19 de agosto. No entanto, Tiririca pode não assumir o cargo de deputado federal mesmo se vencer as eleições. Isso pode ocorrer caso a Procuradoria constate algo irregular nos documentos que informam a escolaridade do candidato.

Se for comprovado que Tiririca é analfabeto, ele pode ser vetado por inelegibilidade constitucional, conforme artigo 14, parágrafo 4º da Constituição Federal. A Procuradoria informou que está tomando as providências para apurar o caso e vai solicitar o registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para examinar o que de fato foi apresentado pela candidato em relação à sua escolaridade.

HOMENAGEM

Vai se chamar Antonio Danúbio o Parque Ambiental que Helder inaugura nos próximos dias em Ananindeua.
Uma justa homenagem ao maior líder empresarial que Ananindeua já teve.

O Bairro do Jaderlândia completa 27 anos

O Bairro do Jaderlândia completa 27 anos nesta segunda-feira (27) e tem muitos motivos a comemorar. Em janeiro deste ano, a Prefeitura entregou aos moradores do bairro a Unidade Municipal de Saúde de Urgência e Emergência ampliada e totalmente revitalizada.

Nos últimos anos, entre outros benefícios, foram implantados no local, escolas, Programa Saúde da Família, Farmácia Popular, delegacias funcionando 24 horas. Em junho passado, a Prefeitura entregou cerca de 100 Concessões de Direito Real de Uso da terra beneficiando 450 pessoas do conjunto residencial Isabela Garden no bairro, o que garante a propriedade da terra a antigos ocupantes.

Está chegando a hora!


Dilma ganhará no primeiro turno? Serra ainda vai conseguir reagir? E Marina, conseguirá atrair alguns votos mais nessa reta final? Veja como estão as últimas pesquisas dos grandes institutos nacionais.

Nessa última semana seremos inundados de novas pesquisas. Umas corretas, outras nem tanto. Umas para informar, outras para deformar.

Muitos sites abriram enquetes para saber qual o instituto é o de maior credibilidade na opinião dos eleitores. No R7, da Record, o Vox é o mais citado, de longe. O menos confiável naquela enquete é o Ibope.

SEGUIDOR

CADASTRE SE COMO SEGUIDOR DE NOSSO BLOG E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO.

TSE oferece justificativa eleitoral pela internet

O eleitor que precisar justificar seu voto nas próximas eleições, em outubro deste ano, pode contar com o preenchimento e impressão online do Requerimento de Justificativa Eleitoral pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento poderá ser acessado pelo link "Serviços ao Eleitor", na página inicial do TSE http://www.tse.gov.br/, e, além do preenchimento online, pode ser baixado em dois formatos: doc e PDF. Após o preenchimento do formulário, o eleitor deverá assiná-lo na presença de um mesário, em qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral no dia da votação.

Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor terá de apresentar o título e um documento com foto, que podem ser carteira de identidade; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.

FEST BAND ANANIN

Nos dias 25 e 26 de setembro, ocorreu o XVII Fest Band Ananin, maior concurso de bandas e fanfarras do Norte e Nordeste. O Fest Band Ananin é organizado pela Associação para Desenvolvimento da Música e da Cultura (ADEMC), com a realização da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Educação.

As características que dão originalidade ao FEST BAND ANANIN, como evento cultural, estão no fato de ser um espetáculo de sons, cores e coreografias tão esperado para o quarto final de semana de setembro, onde sete jurados, entre coreógrafos, militares e professores formados e licenciados em música, escolherão os melhores regentes, balizas, mor e corpo coreográfico que darão estética e beleza ao show, interpretando através de movimentos coreográficos a peça musical das bandas.

Também são critérios de julgamento no Fest Band percussão, marcial com písto, musical e fanfarras nas categorias sibmol, simples tradicional e com gatilho. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, que receberão troféus.

BAILE DAS DEBUTANTES

Na noite da última sexta-feira (24), 400 adolescentes comemoraram os seus 15 anos no Baile de Debutantes Comunitário de Ananindeua, promovido pela Prefeitura Municipal. A festa foi realizada na sede campestre da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na BR 316.

Essa foi a 4ª edição do Baile de Debutantes Comunitário. Até agora, mais de 1600 jovens puderam viver a noite dos seus sonhos no aniversário de 15 anos. Em 2010, uma inovação foi o concurso que elegeu a princesa do baile. As debutantes elegeram entre si aquelas que seriam as mais indicadas à coroa. As oito mais votadas se apresentaram para um júri técnico que escolheu Tainá Alves para ocupar trono.

Feira vai ofertar cerca de 6 mil imóveis

Quem planeja comprar a casa própria ou investir no setor imobiliário terá a oportunidade de avaliar 6 mil imóveis, entre casas, lotes urbanizados, lojas, salas comerciais e apartamentos localizados na Região Metropolitana de Belém (RMB) durante a IX Feira de Imóveis da Ademo (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário). O evento acontecerá na Estação das Docas ente os dias 29 de setembro e 3 de outubro.

domingo, 26 de setembro de 2010

JADER REAFIRMA CANDIDATURA


“Sou candidato ao Senado e o meu julgamento será feito pelo povo do Pará, que vai me dar em 3 de outubro a maior votação da história eleitoral do Estado. Não há fundamento nos boatos sobre a retirada de minha candidatura. O trabalho continua.

Jader Barbalho – 151”

Eleições 2010: entenda como funciona a eleição para deputado

No próximo domingo, 3 de outubro, eleitores vão às urnas em todo o Brasil para eleger presidente da República, governador, senador e deputados federais, estaduais e distritais. Para os três primeiros cargos, a eleição é majoritária, ganhando quem tem mais voto.

No caso dos deputados, no entanto, o sistema é proporcional, e os escolhidos são definidos após muitos cálculos. Estão em disputa nestas eleições 513 vagas na Câmara dos Deputados e 1.059 vagas nos legislativos dos estados e do Distrito Federal.

Na urna, os eleitores vão digitar quatro números para escolher seu candidato a deputado federal e cinco números para optar para deputado estadual ou distrital. Os dois primeiros números são sempre o do partido do candidato. O número do partido é importante porque nas eleições proporcionais é pelos partidos ou coligações que são divididas as cadeiras no Legislativo.

Na hora da totalização dos votos, a Justiça Eleitoral exclui os votos brancos e nulos, que não beneficiam nenhum candidato, para fazer a divisão das vagas. Na sequência, é calculado o quociente eleitoral. Este é o número que cada partido ou coligação precisa alcançar para conseguir uma cadeira no Legislativo.

Para calcular o quociente eleitoral, divide-se o número de votos válidos (conta que exclui os brancos e nulos) pelo número de cadeiras em disputa. Se forem 100 mil votos e dez cadeiras em disputa, por exemplo, o quociente eleitoral é 10 mil.

Com o quociente eleitoral definido, parte-se para a fase de distribuição das cadeiras. Nesta fase divide-se o número de votos do partido pelo quociente eleitoral. O número inteiro da divisão, desprezando os algarismos após a vírgula, é o total de cadeiras que o partido ganha nesta primeira fase. No exemplo acima, se um partido recebeu 27 mil votos e o quociente for 10 mil, o partido teria direito a 2 vagas nesta fase.

Como a divisão geralmente produz números quebrados, sobram algumas vagas que são divididas por meio de outra conta, que inclui apenas os partidos que obtiveram cadeira na primeira fase. No cálculo das sobras divide-se o número de votos do partido ou coligação pelo número de vagas conquistadas na primeira fase mais o número 1. Ganha a vaga o partido que obtiver a maior média na divisão. A divisão das sobras segue sendo feita desta forma até que todas as cadeiras sejam preenchidas.

Após os dois cálculos, chega-se ao número de cadeiras por partido. São considerados eleitos os primeiros candidatos de cada partido ou coligação.

Como as vagas são divididas pelos partidos ou coligações, nem sempre os candidatos que recebem mais votos acabam eleitos. Se o candidato estiver em uma chapa com muitos candidatos bem votados é possível que ele não consiga se eleger mesmo tendo mais votos do que adversários de outros partidos ou coligações que conquistam vagas devido à configuração interna de suas chapas.

Puxadores de voto - Com a divisão feita por partidos, algumas legendas focam suas campanhas nos chamados “puxadores de voto”. Eles recebem este nome porque conseguem muitos votos e ajudam a eleger companheiros de partido ou coligação na hora da divisão das vagas.

Exemplos de eleições anteriores mostram essas situações. Em 2002, por exemplo, Enéas Carneiro conquistou 1,5 milhão de votos na eleição para deputado federal em São Paulo e levou para a Câmara outros quatro deputados do Prona. O último eleito do Prona naquela ocasião recebeu 382 votos. Em outras chapas no estado, candidatos que alcançaram mais de 100 mil votos não conseguiram se eleger devido à concorrência interna.
cópia do portal ORM