terça-feira, 31 de março de 2009

ARRECADÇÃO EM BAIXA.

Dia 31 as prefeituras do Brasil receberam a terceira e última parcela do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, referente ao mês de março, O total do repasse correspondeu a 85% do que foi repassado em Março de 2008.
Esta queda de receita abalou consideravelmente os cofres dos Municípios, exigindo mais atenção dos Prefeitos, visto que este é o mais significante repasse federal para a municipalidade.
As perspectivas de melhoras ficam para horizontes mais distantes, pois o Presidente Lula prorrogou a diminuição das alíquotas do IPI dos carros, ampliando seu alcance para motos e materiais de construção, o Imposto sobre produtos industrializados é fator de grande importância para a composição do fundo.
Com menor receita há diminuição das despesas ou diminuição dos pagamentos municipais, portanto menos dinheiro circulando na economia e conseqüente perda de arrecadação, isto vira uma bola de neve que começa a aumentar.
Para compensar, aumentou a carga do tributo sobre os cigarros, opção que atinge parte da população, desestimulando o vício. Você, o que diz destas medidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário