quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Aposentado terá transferência grátis no banco.

Os 27 milhões de brasileiros que recebem benefícios da Previdência Social terão acesso a mais serviços bancários, como o direito a uma transferência grátis por mês. As novidades interessam principalmente aos 15,2 milhões de beneficiários do INSS que não possuem conta corrente e recebem o dinheiro por meio de cartão magnético.
Hoje, essas pessoas só podem sacar o dinheiro. Com o acordo fechado entre o Ministério da Previdência e os bancos pagadores de benefícios, elas terão direito a uma transferência entre contas correntes gratuita por mês. O usuário também poderá autorizar o banco a fazer transferência automática.
Além disso, se quiser abrir uma conta, terá as vantagens do Pacote de Tarifa Zero, que prevê serviços gratuitos como dez folhas de cheque e até quatro saques e dois extratos por mês.
Os novos serviços começam a valer com o pagamento de janeiro, feito entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros de fevereiro.
Um dos pontos do acordo é a obrigação dos bancos de fornecerem um extrato anual, um informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda e um comprovante mensal, a ser impresso no caixa eletrônico.
Trata-se de um benefício para todos os aposentados. Isso porque hoje o INSS só envia um extrato semestral em domicílio. Se o beneficiário precisa de um documento mensal, tem que ir a um posto da Previdência. Os bancos terão 180 dias para implementar este serviço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário