sábado, 29 de maio de 2010

“OLHARES DE SUBMARINO” EM ANANINDEUA

A DIVERSÃO É UM DIREITO UNIVERSAL DO HOMEM. PROMOVE BEM-ESTAR PARA ALMA E PARA O CORPO, REÚNE, CONGRATULA E AGREGA. ENQUANTO SER SOCIAL, O INDIVÍDUO INTERAGE COM O MEIO ATRAVÉS DE PRÁTICAS COTIDIANAS. O LAZER REPRESENTA UMA DELAS. TAL PRÁTICA AGREGA ATIVIDADES ASSOCIADAS AO DIVERTIMENTO, A RECREAÇÃO E AO ENTRETENIMENTO.
A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE ESSA REALIDADE, OS FOTÓGRAFOS ANDERSON COELHO, JOSÉ VIANA, LUIZ MARQUES, MOYSES WESLEY E RAFAEL ARAÚJO, REUNIRAM SEUS TRABALHOS FOTOGRÁFICOS PARA COMPOR A EXPOSIÇÃO “OLHARES DE SUBMARINO”.
INSPIRADOS SOB A ÓTICA DO LAZER, DEMONSTRAM EM CADA IMAGEM COMO AS PESSOAS SE DIVERTEM NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS COTIDIANOS. ALÉM DISSO, PROPÕEM REFLEXÕES SOBRE COMO ESSAS PESSOAS ESTÃO INSERIDAS NOS LUGARES DE LAZER E QUAL IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA, AO EVIDENCIAR AS PECULIARIDADES E PROXIMIDADES CARACTERIZADAS NAS IMAGENS, MOSTRANDO O QUANTO É CULTURAL, SINGULAR E PERENE O DESEJO HUMANO DE SE SOCIABILIZAR ATRAVÉS DAQUILO QUE O LAZER OFERECE.
NESSE SENTIDO, O OLHAR SOBRE AS DIVERSAS FORMAS DE LAZER SERIA COMO UMA VIAGEM DE “SUBMARINO”, QUE ATRAVÉS DE JANELAS SUBMERGE E ENXERGA UM MUNDO NOVO, PERMITINDO ASSIM ESTAR EM CONTATO COM AS IMAGENS EXISTENTES AO REDOR.
A EXPOSIÇÃO ACONTECE ATÉ O DIA 18 DE JUNHO, NO HALL DO ESPAÇO SESC ANANINDEUA. ENTRADA FRANCA.
TRAJETÓRIA DOS PROFISSIONAIS
GRADUADO EM LETRAS E AMANTE DA LITERATURA, ANDERSON COELHO DESCOBRIU SUA PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA A POUCO MAIS DE TRÊS ANOS. ATUA COMO FOTOJORNALISTA, MAS TAMBÉM JÁ REALIZOU COBERTURA FOTOGRÁFICA DE EVENTOS E PRODUÇÃO DE IMAGENS PARA LIVROS DE CUNHO ACADÊMICO. EM 2008, FOI O TERCEIRO COLOCADO NO CONCURSO FOTOGRÁFICO "ARTE EM MOVIMENTO", PROMOVIDO PELO SEST/SENAT.
JOSÉ VIANA INICIOU A VIDA FOTOGRÁFICA EM OFICINAS PROMOVIDAS PELA FOTOATIVA. EM 2009, PARTICIPOU DO EVENTO “SURRA DE ARTE” COM A EXPOSIÇÃO “REINVENTO”, EM PARCEIRA DE OUTRA FOTÓGRAFA E RECEBEU MENÇÃO HONROSA NO XVIII SALÃO DE ARTE “PRIMEIROS PASSOS”. ESTE ANO, PARTICIPOU DA MOSTRA “INDICIAL” E TEVE SEU TRABALHO EXPOSTO NA MOSTRA “BRUSH WITH LIGHT” NA UNIVERSIDADE DE NEWPORT (PAÍS DE GALLES).
JÁ LUIZ MARQUES REALIZA TRABALHOS FOTOGRÁFICOS HÁ QUATRO ANOS: PARTICIPOU DA EXPOSIÇÃO COLETIVA “FOTO VARAL BEM BELÉM, BEM PARÁ” EM 2007 E 2008; DA MOSTRA DE ARTE CCBEU “PRIMEIROS PASSOS” EM 2008; E POSSUI PUBLICAÇÕES DE IMAGENS EM REVISTAS (“TROPPO” E “SOCIAL FOTO CLUB”).
MOYSES WESLEY DESCOBRIU A FOTOGRAFIA POR CURIOSIDADE, DURANTE O USO DA TÉCNICA DE REVELAÇÃO. DESDE ENTÃO, REALIZOU SEUS ESTUDOS VOLTADOS À FOTOGRAFIA POR CONTA PRÓPRIA. SUAS CRIAÇÕES FOTOGRÁFICAS ENVOLVEM A CAPTURA DE IMAGENS DOS MEIOS SOCIAIS E AS PESSOAS QUE OS COMPÕEM, ALÉM DE PRODUZIR PORTFÓLIOS FOTOGRÁFICOS PARA BANDAS DE ROCK ALTERNATIVO E EMPRESAS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTE. ATUALMENTE É EDITOR MULTIMÍDIA E DIRETOR DE FOTOGRAFIA NA MTV BELÉM.
E RAFAEL ARAÚJO, QUE TRABALHA COM A FOTOGRAFIA HÁ CERCA DE TRÊS ANOS E JÁ REALIZOU CINCO EXPOSIÇÕES COLETIVAS DE FOTOGRAFIA. PARTICIPOU AINDA DE OFICINAS PROMOVIDAS PELA FOTOATIVA. EM 2008, FOI O SEGUNDO COLOCADO NO CONCURSO FOTOGRÁFICO "ARTE EM MOVIMENTO", PROMOVIDO PELO SEST/SENAT. ESTE ANO, TAMBÉM PARTICIPOU DA MOSTRA “INDICIAL” E TEVE SEU TRABALHO EXPOSTO NA MOSTRA “BRUSH WITH LIGHT” NA UNIVERSIDADE DE NEWPORT (PAÍS DE GALLES).
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “OLHARES DE SUBMARINO”
LOCAL: SESC ANANINDEUA – ESTRADA DO 40 HORAS, 110.
HALL DE ENTRADA DO SESC.
VISITAÇÃO: ENTRE OS DIAS 28 DE MAIO E 18 DE JUNHO DE 2010, SEMPRE DE SEGUNDA À SEXTA, NOS HORÁRIOS DE 8H ÀS 12H E 14H ÀS 18H. ENTRADA FRANCA.

Cópia do Blog Acorda Pará

Um comentário: