domingo, 13 de março de 2011

PREFEITOS DISCUTEM PROBLEMAS COMUNS

Os prefeitos de Belém, Duciomar Costa, e Ananindeua, Helder Barbalho, se encontraram ontem no Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura da capital paraense, para conversar sobre a preocupação com o destino de resíduos sólidos e o trânsito na Região Metropolitana de Belém (RMB).
O principal assunto da reunião foi a destinação de resíduos sólidos de Belém e municípios da RMB. Soluções para a melhoria da infraestrutura do Aterro Sanitário do Aurá foram abordadas, entre elas a criação de um consórcio municipal que gerencie de forma coletiva o problema do lixo no local.
A medida deve ser discutida com outros prefeitos da RMB no seminário “Soluções sustentáveis para resíduos sólidos da Região Metropolitana”, que deve ocorrer nos dias 23 e 24 deste mês, no Hangar. O evento é promovido pela Federação de Municípios do Estado do Pará (Famep), que convidou formalmente o prefeito Duciomar Costa, durante a reunião na sede da prefeitura de Belém.
Para Duciomar Costa, o lixo “é um assunto que deve ser discutido em conjunto com todos os municípios do entorno da capital”. Duciomar afirmou que, a partir deste seminário, medidas devem ser aplicadas para que as prefeituras avancem na preservação do meio ambiente, encontrando soluções para destinação ideal dos resíduos sólidos.
Helder Barbalho disse que prazos devem ser criados depois do evento que visa discutir soluções para o lixo. “Dada a gravidade do assunto, é preciso firmar parcerias para administrar a destinação do lixo na região metropolitana”.
Durante o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado realizado no último mês de janeiro, em Belém, a destinação dos resíduos sólidos foi um dos principais problemas elencados pelos gestores os municípios que integram a Região Metropolitana, além do trânsito.
Duciomar e Helder voltaram a discutir, ontem, possíveis melhorias no tráfego de veículos na rodovia BR-316, principal via de interligação dos municípios da RMB com a capital. As alternativas de trânsito serão analisadas tecnicamente para a sua aplicação.
Fonte:Diário Online (Diário do Pará, Com informações da Comus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário