sexta-feira, 30 de março de 2012

ANANINDEUA TEVE MUITA CHUVA EM MARÇO

O mês de março de 2012 foi o mais chuvoso desde 1979, é o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No período, o índice pluviométrico ficou 70% acima da média anual e nos 30 dias do mês as chuvas marcaram presença.
José Raimundo Abreu, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na região norte, afirma que em março houve um acúmulo de 731,7 milímetros de chuva, o que equivale a 731 litros de água por cada metro quadrado. O número só perde para os 740 milimetros, maior número registrado até agora.
Segundo o metereologista, o dia em que mais choveu na capital paraense foi dia 12 de março, quando foram registrados 81 mm de chuva em 24 horas. Ele explica que a grande quantidade de chuvas em março é normal, mas que esse ano a média subiu devido a vários fenômenos naturais. “As chuvas são consequência da zona de convergência intertropical, que é a confluência de ventos alísios, que se encontram vindos do hemisfério norte e sul”, detalha José Raimundo.
Ele também atribui a atividade forte das chuvas à combinação do fenômeno já explicado com “o escoamento dos ventos nos altos níveis, que trazem umidade, e o fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas no Pacífico Equatorial”, explica.
FONTE:DIÁRIO ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário