sexta-feira, 18 de maio de 2012

Primeira Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h, tipo III de Ananindeua

A primeira Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h, tipo III de Ananindeua, a mais avançada do Estado, foi entregue à população na manhã desta sexta-feira (18). A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Helder Barbalho, Senador Jader Barbalho, a Deputada Federal Elcione Barbalho, a Assessora do Ministério da Saúde, Iolanda Batista, Secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, deputados estaduais, vereadores e secretários municipais.
A população fez questão de participar da inauguração e conhecer as instalações da nova unidade, chamada de Dom Helder Câmara. “É maravilhoso contar com essa Unidade, não tenho plano de saúde e sempre preciso ser atendida na Unidade de Saúde. Acredito que vai melhorar ainda mais o atendimento, a unidade é muito linda”, declarou a aposentada Maria do Carmo Taveira, moradora da Cidade Nova II, há 26 anos.

Além de anunciar a inauguração de mais uma UPA, dessa vez tipo II, até o final do ano, o prefeito Helder Barbalho falou de sua alegria em inaugurar a UPA 24h, tipo III, a mais avançada do Estado. “Essa unidade é um marco na história de Ananindeua e vai salvar milhares de vida. Fico muito feliz em trabalhar e ver que cobertura da saúde no município cresce cada dia mais, já atingimos mais de 70% de cobertura no programa saúde da família. Com a UPA, a cobertura de urgência e emergência no município chega a 100%”, anunciou o prefeito.

A UPA 24h possui um modelo inovador ao trabalhar com o sistema de acolhimento de classificação de risco. A equipe identificará os casos prioritários e o paciente classificado como alto risco receberá atendimento imediato. “Ananindeua é um exemplo para todo o Estado, inaugurando a UPA mais avançada do Pará. A administração está de parabéns, pois trabalha com seriedade e compromisso. Além da UPA, o município já é uma referência na cobertura no Programa Saúde da Família”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco.

A UPA faz parte do Complexo de Saúde do município, que já agrega a Central do SAMU, o Complexo Regulador de Leitos, a Unidade de Básica de Saúde Paulo Frota e o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas. Em breve, no local também será inaugurado o Centro de Saúde da Mulher. A UPA 24h será a nova unidade de atendimento de urgência do município e o Pronto Socorro da Cidade Nova VI será ampliado e transformado no primeiro hospital municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário