terça-feira, 5 de junho de 2012

Semana do meio ambiente começa na UFPA

Nesta terça-feira, dia 5, será comemorado, em todo o mundo, o Dia do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Universidade Federal do Pará (UFPA) terá uma programação especial esta semana, que ocorre até quarta-feira, 6. Nesta segunda-feira, 4, foi realizada a Oficina de Reaproveitamento e Reciclagem de Materiais, no Laboratório de Instalações Elétricas do Ceamazon, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

A Oficina, ministrada pela professora Carmem Dias e por bolsistas do Sublaboratório de Eco-Compósitos da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA, teve por finalidade mostrar ao público presente maneiras e possibilidades de reutilização de materiais, que são, muitas vezes, despejados no meio ambiente, provocando grande impacto ambiental e prejuízo, de médio a longo prazo, ao planeta.

Programação - Com o tema “Construindo uma Universidade Solidária e Sustentável”, a programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente na UFPA é uma promoção da Prefeitura da Cidade Universitária, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, e do PCT – Guamá. Além da Oficina, a programação terá, nesta terá-feira, 5, das 9h às 11h, o debate “UFPA Sustentável: Caminhos para a Construção de uma Universidade Solidária e Sustentável”. O evento será realizado no auditório do Capacit e reunirá o diretor presidente do PCT – Guamá, pesquisador Antônio Abelém, e os técnicos Adnilson Igor Martins da Silva, Gabriel Hiromite, Jaqueline Sarmento e Lúcia de Fátima Almeida, da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura da Cidade Universitária. Na ocasião, serão apresentadas propostas que contribuam para um ambiente acadêmico mais sustentável.

No debate, segundo a servidora Lúcia Almeida, serão apresentadas dissertações de pesquisas científicas de técnicos da Prefeitura da UFPA, as quais abordam a sustentabilidade ambiental, tendo como cenário a Instituição. “Nossa intenção é tentar fomentar uma agenda ambiental local para que, por meio das unidades acadêmicas, se possam implantar políticas ambientais no ambiente acadêmico e, com isso, irradiar esta intenção por toda a Universidade”, afirmou a servidora.

Caminhada - No dia 6, a programação se encerra com uma caminhada, saindo do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia, (Ceamazon), prosseguindo pela via principal do PCT-Guamá, com término no canteiro de Obras do Instituto Tecnológico Vale (IT Vale), onde serão plantadas sementes de Pau-Preto. No começo da ação serão plantadas mudas de plantas de Pau-Cravo e de Ipê-Amarelo. A concentração será em frente ao Ceamazon, a partir das 8h. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica.

(Ascom UFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário