segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Zenaldo, prefeito: festa amarela toma conta da Doca de Souza Franco

 
Com a eleição de Zenaldo Coutinho neste domino (28), pela primeira vez em sua história a capital paraense será governada por um político do PSDB. O partido, que atualmente está no governo do estado e já teve mandatos em Ananindeua, segundo maior sítio eleitoral do Pará, nunca havia conseguido vencer as eleições em Belém.

Em abril de 1983, Sahid Xerfan, do PMDB, foi nomeado prefeito de Belém, permanecendo no cargo até agosto daquele ano. Xerfan foi reeleito por voto direto em 1988, dessa vez pelo PTB. Em 1990, Sahid renunciou ao cargo para concorrer ao governo do estado, quando foi derrotado por Jader Barbalho, do PMDB, que conseguiu 50,6% dos votos.

Após a renúncia de Xerfan, seu vice, Manoel Augusto da Costa Rezende, do PTB, assumiu a prefeitura até primeiro de janeiro de 1993, quando foi substituído por Hélio Gueiros, do PFL.

Após Gueiros, em 1997, foi a vez de Edmilson Rodrigues, ainda pelo PT, assumir a prefeitura. Edmilson foi reeleito em 2000, após vencer Duciomar Costa, então PSD, com uma vantagem de 50,75% dos votos.

Após os oito anos com o PT, a prefeitura de Belém passou a ser governada por Duciomar Costa, agora do PTB. Duciomar é o atual prefeito da cidade e está no exercício de seu segundo mandato.

Zenaldo Coutinho, eleito neste domingo após vencer no segundo turno das eleições o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, agora do PSOL, deixa seu cargo de deputado federal começará seu mandato de quatro anos a partir do dia 1ª de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário