segunda-feira, 2 de junho de 2014

Alepa sedia II Fórum de Feira, Mercados e Portos de Belém

A Assembleia Legislativa do Pará sediou na tarde desta quarta-feira (28/05), o II Fórum de Feiras, Mercados e Portos de Belém. Em pauta, “Belém 400 anos - a importância das feiras, mercados e portos da capital paraense para o desenvolvimento sustentável e participativo no aspecto econômico, cultural, turístico e social”.

O evento - que contou com a participação de representantes do poder público estadual, municipal, das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), de feirantes, trabalhadores de mercados e portos – foi organizado pela Associação dos Feirantes de Belém (Asfembel), Sindicato dos Açougueiros de Belém (Sindicarnes), em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon). Entre os objetivos estão sistematizar demandas levantadas sobre necessidades do segmento. Além disso, o evento aconteceu para propor um programa de segurança; estimular o abastecimento; e discutir a revisão dos decretos 26.579 e 26.580 que regulamentam o funcionamento das feiras e mercados de Belém

Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Eliel Faustino, representante do poder legislativo no evento. “Este evento foi pensado pra debater, discutir, propor melhorias, mudanças para aperfeiçoar o atendimento e a atuação dos trabalhadores das feiras e mercados da capital”, ponderou o parlamentar.  

Para o secretário municipal de economia, Marco Aurélio Nascimento, as discussões, debates realizados durante o evento são essenciais, sobretudo diante da dinâmica econômica da capital paraense. “Belém tem uma vocação para o comércio e serviços. A comercialização dos mais diversos produtos é o que gera emprego e renda aqui na cidade. E as feiras e mercados são parte importante de tudo isso”, enfatizou o titular da Secon.

PROGRAMAÇÃO - A primeira atividade do evento foi uma palestra sobre Programa de Segurança. Em seguida, vieram as palestras com os temas: “Estimular o abastecimento” e “discutir a legislação municipal, referente à revisão dos decretos quer regulamentam o funcionamento das feiras e mercados de Belém”.  Os participantes realizaram ainda debates sobre os temas discutidos e participaram de grupos de trabalho. Por fim, foram lidos os pontos referentes à Carta dos Feirantes com os principais eixos temáticos e deliberações surgidas durante as discussões.

Com a realização do evento, os organizadores esperam uma melhora nos serviços públicos prestados nos espaços envolvidos nos debates; a consolidação de alternativas sustentáveis de investimentos nos setores de infraestrutura, abastecimento, segurança; a consolidação de um padrão sustentável de qualidade sanitária e ambiental; melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores do segmento em questão e suas famílias; bem como atualização nos decretos que regulamentam o funcionamento das feiras e mercados de Belém.
 
Fonte: Seção de Imprensa e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário