quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Tem início em Belém especialização pioneira em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária

As futuras projeções do mercado de trabalho no Pará na área de logística foi um dos principais assuntos enfatizados na Aula Inaugural da pós-graduação Lato Sensu em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária. A aula foi realizada no Auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na travessa Eneas Pinheiro.
A especialização é uma parceria entre Uepa e Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia (Asplam). O curso ofertou 40 vagas e teve cerca de 130 inscritos. A especialização tem duração de dois anos é a única no Brasil voltada ao planejamento e criação de ferramentas de escoação de minério, gado, grãos, e outra produções características da Amazônia. “Esse curso é estratégico para o desenvolvimento sustentável. Diante de investimentos em portos, ferrovias, rodovias, o curso irá preparar profissionais para esses projetos serem estabelecidos”, enfatiza o diretor executivo da Redes Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Marcel Souza.
A mesa de abertura foi composta por José Maria Mendonça, representante da Fiepa; Helio Ferreira, coordenador da especialização; Rubens Cardoso, vice-reitor da Uepa; Alexandre Araujo, presidente da Asplam; e Plínio Brayner, capitão de fragata da Marinha.
O presidente da Asplam ressaltou que o curso foi pensado em atender as demandas do Estado. “Diante de investimentos nas ferrovias, portos, rodovias, iremos preparar mão-de-obra para darmos sustentabilidade a esses empreendimentos”, diz Alexandre Araujo. Ele já projeta novas turmas para 2016. “A procura pelo curso foi muito grande. Planejamos para 2016 abrir 40 vagas em Marabá, na região do Carajás, e mais 40 na região do Tapajós, em Santarém”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário