terça-feira, 21 de junho de 2016

Decreto oficializa a criação do Polo de Gastronomia da Amazônia no Pará


Um projeto que dará ainda mais destaque para a gastronomia paraense foi oficializado por meio da publicação nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial do Estado, do Decreto nº 1.568, de 17 de junho de 2016, que cria o Polo de Gastronomia da Amazônia no Pará.
O polo, que vai funcionar no Complexo Feliz Lusitânia, será gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). “A Sedeme foi escolhida para esta gestão por conta da abrangência e compromisso em relação ao desenvolvimento e econômico e social do Estado. Estes são itens que já fazem parte da secretaria, que também terá o apoio direto da Secretaria de Turismo no desenvolvimento das atividades”, diz o diretor do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável da Setur, Álvaro Espírito Santo.
“Esse decreto traz um avanço significativo em termos de posicionamento da gastronomia, que é um dos nossos bens imateriais do Pará. Isso fará com que tenhamos um conjunto de instrumentos para preservação desse patrimônio. O local deste polo é estratégico, pois valoriza e fortalece o centro histórico, onde estão algumas das principais atrações cidade”, completa o diretor.
A atração de turistas pelo condão da culinária deu um grande salto em 2015. Em outubro, foi lançado o projeto do Polo de Gastronomia e menos de um mês depois a culinária paraense roubou a cena na ExpoMilão, na Itália, um evento que atrai turistas dos quatro cantos do mundo para conhecer sabores de todos os continentes. “A gastronomia do Pará é a que melhor representa o Brasil, com características bem peculiares e uma variedade ímpar de ingredientes”, acentuou o governador Simão Jatene, no lançamento oficial do Polo de Gastronomia.
O polo se destina a consolidar o saber gastronômico, valorizando o conhecimento e a prática da culinária, transformando Belém em referência internacional do setor e agregando oportunidades de empreendimento nos setores de alimentos, serviços e turismo e beneficiando a cadeia produtiva ligada à gastronomia. A escola de gastronomia, o laboratório de alimentos e o restaurante se conectam para criar um só ambiente de aprendizado, inovação e degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário