sábado, 3 de janeiro de 2009

ALGUNS DADOS DE ANANINDEUA

LOCALIZAÇÃO,
Ananindeua é um município do Estado do Pará. Localizado na Grande Belém, é o segundo mais populoso município do Estado e o terceiro da Amazônia.
Sua população estimada é de 498.095 habitantes, está a uma latitude 01º21'56" sul e a uma longitude 48º22'20" Oeste.Possui uma área de 191,42,9 km².
ORIGEM DO NOME,
O nome Ananindeua é de origem Tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações.
A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro Bragança.
NOSSOS BAIRROS
4o Horas
Águas Brancas
Águas Lindas
Atalaia
Aurá
Cajuí
Centro
Cidade Nova
Coqueiro
Curuçambá
Distrito Industrial
Dom Bosco
Dona Ana
Guajará
Guanabara
Heliolândia
Icuí
Jaderlândia
Jibóia Branca
Júlia Seffer
Laranjeira
Maguari
Paar
Providência
Samambaia
Santana do Aurá

ILHAS,
O Município possui 9 ilhas ao todo de natureza quase intocada que serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica. As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas. São pequenos povoados habitados por homens, mulheres e crianças que vivem na rotina do encher e ser das águas do Rio Maguarí.
Em cada um destes povoados é possível encontrar uma igreja, um campo de futebol, uma pequena escola e muito verde. A estrada do povo ribeirinho é o próprio rio e o seu meio principal de locomoção são as canoas e os “pô-pô-pôs”, que levam e trazem o produtor, o aluno, o professor e o visitante pelos caminhos de rio.
UNIVERSIDADES,
Unama;
Centro de Educação da Amazônia - (CEAMA).
Escola Superior Madre Celeste - (ESMAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário