Devido à maioria dos novos smartphones possuir GPS integrado, o sucesso destes gadgets pode estar contribuindo e muito para que as vendas de aparelhos específicos para navegação por satélite estejam caindo rapidamente nos últimos anos.
A Garmin, uma das maiores fabricantes de GPS do mundo, teve suas ações desvalorizadas consideravelmente nos últimos dois anos, passando de R$ 91 para R$ 52, conta o site TGDaily ). A empresa agora é colocada por especialistas em outro patamar de importância econômica, e espera-se que suas ações caiam ainda mais.
Além de virem com o GPS integrado, muito smartphones possuem também softwares de navegação, com instruções passo a passo. Assim, fica mesmo difícil imaginar os motivos que levariam os consumidores a continuar comprando aparelhos específicos para navegação, ainda que muitos deles busquem novas ferramentas, como suporte a ligações via Bluetooth, TV digital e players de música e vídeos.
Outro fator que contribui para este cenário é o barateamento de aplicativos de navegação para tais celulares, inicialmente bastante caros. Alguns, aliás, são gratuitos, como é o caso do Skobbler para o iPhone, que, segundo o site TechRadar , foi baixado mais de 72 mil vezes, um mês após seu lançamento no Reino Unido.
Entretanto, o analista Tim Shepherd destaca que se deve tomar algum cuidado com aplicativos gratuitos, principalmente com relação aos mapas. Segundo ele, os mapas comunitários (sem taxas) nunca terão níveis de qualidade comparáveis aos fornecidos (não gratuitamente) pelas empresas. Shepherd ainda acredita que aplicativos como o Skobbler podem ser bastante úteis para uso recreativo ou ocasional, mas que aqueles que utilizam o sistema com mais intensidade continuarão comprando os equipamentos específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário