segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eleitores recebem orientações sobre como votar

Caju, maçã, capivara, ameixa ou beija-flor. Qual desses candidatos você escolheria para presidente do Brasil? Provavelmente nenhum. Estes foram os nomes fictícios dados aos candidatos em uma eleição simulada feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último sábado, na Praça Brasil, em Belém.

Durante a ação, os eleitores eram informados sobre qual a maneira correta de votar. A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Ingrid Agrassar, explicou que muitas pessoas têm dificuldades no momento da votação, principalmente por não saberem qual a ordem dos candidatos.

Com uma urna para auxiliar, os eleitores participaram de uma falsa votação. “No primeiro turno são seis cargos. Para não errar na hora do voto, é bom que o eleitor anote em um papel os números em ordem de votação”, explicou a coordenadora. Segundo ela, as principais dúvidas da população giram em torno da ordem da votação. “As pessoas se confundem, acham que primeiro é o presidente, depois o senador e por último os deputados. É justamente o contrário”.

Quem participou da simulação ficou entusiasmado com o resultado. “É bem melhor poder treinar antes de votar, assim eu não vou fazer feio no dia da votação”, disse a dona de casa Maria de Nazaré Soares. A ação fez parte da programação do projeto Justiça Solidária, que realizou durante todo o dia serviços médicos, odontológicos, emissão de documentos, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário