quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AGRADECIMENTO

Eleita no último domingo (3), a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB) foi entrevistada nesta terça-feira (5) pelo programa Barra Pesada, da TV RBA, e comentou sua vitória, com 209.635 votos, que fez dela a segunda deputada federal mais votada do Pará e a única representante feminina do Estado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ao apresentador Ronaldo Porto, Elcione afirmou que vai dar continuidade ao seu trabalho e seguir lutando para aprovar os seus 38 projetos que correm na Câmara dos Deputados. “A melhor forma de agradecer ao povo paraense é cumprindo o meu compromisso com ele. Sou uma mulher de palavra e só prometo o que eu posso fazer”, afirma Elcione, que vai exercer seu quarto mandato na Câmara dos Deputados.

Dos 17 deputados eleitos para a Câmara Federal pelo Estado do Pará, Elcione é a única mulher. Convivendo com a política desde 1983, ela comentou a pouca representação feminina no âmbito brasileiro. “Lamento muito a pouca representação da mulher na política. Acredito que o povo perde muito com essa situação. Hoje, sendo a única mulher paraense na Câmara, me sinto com uma responsabilidade triplicada”, disse a deputada. Para ela, a marginalização histórica da mulher na vida política a deixa fragilizada na competição eleitoral.

As marcas alcançadas por Elcione nestas eleições são expressivas. Ela foi a deputada do PMDB mais bem colocada no país e a parlamentar mais bem votada pelo PMDB no Brasil. Também foi a sexta mulher mais votada no país, figurando entre destaques da política nacional, ao lado da gaúcha Manuela D’Avila e a paulista Luiza Erundina.

Apesar da vitória de Elcione, a bancada feminina na Câmara dos Deputados diminuiu. Foram eleitas 43 mulheres, contra 47 deputadas eleitas em 2006. “Esta é uma prova de que ainda há uma grande desigualdade de espaço na política. Nesta legislatura, tenho a companheira Bel Mesquita que, infelizmente, não tentou a reeleição. Na próxima, estarei sozinha com a enorme responsabilidade de representar as mulheres do Pará”.

No programa, a deputada também elogiou a atuação do senador eleito Jader Barbalho, em toda sua vida pública, em especial, como governador do Pará. “Eu ando por todo o interior do Pará e vejo que cada lugar, por menor que seja, tem a marca do Jader Barbalho. Seja com educação, segurança, asfalto, de alguma forma ele contribuiu para melhoras de cada pedaço desse Estado. Isso não pode deixar de ser reconhecido”, afirma Elcione.

Fonte: Diário do Pará Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário