Durante os cerca de 3,6 km da procissão do Círio de Nazaré, quase 7.600 promesseiros serão os responsáveis por conduzir um dos principais símbolos da fé do povo paraense, a corda. A estimativa foi divulgada pelo Dieese/PA (Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará, nesta quarta-feira (6).
Este ano, com as alterações no formato da corda, houve um aumento no número de promesseiros, tanto na Trasladação quanto na procissão de domingo. O núcleo da cabeça, que no Círio 2009 tinha seis metros e foi conduzido por 48 pessoas, no Círio 2010 aumentou de tamanho para 11 metros e será conduzido por cerca 92 pessoas. A exemplo do ano passado, as cordas que serão usadas na Trasladação e Círio deste ano terão 400 metros de comprimento, com 2 polegadas de diâmetro e pesando cerca de 600 quilos cada.
No caso das cinco estações, o tamanho permaneceu o mesmo do Círio do ano passado, seis metros, mas a mudança no formato permitiu um crescimento no número de promesseiros. Em 2009, cerca de 38 fiéis seguravam cada estação. Este ano, o número subiu para 50 em cada uma das cinco estações da corda. Com isso, o Dieese/PA e a Diretoria da Festa de Nazaré estimam que cerca de 342 promesseiros estarão concentrados no núcleo da cabeça e nas cinco estações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário