quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Corda do Círio será conduzida por quase 7.600 promesseiros

Durante os cerca de 3,6 km da procissão do Círio de Nazaré, quase 7.600 promesseiros serão os responsáveis por conduzir um dos principais símbolos da fé do povo paraense, a corda. A estimativa foi divulgada pelo Dieese/PA (Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará, nesta quarta-feira (6).

Este ano, com as alterações no formato da corda, houve um aumento no número de promesseiros, tanto na Trasladação quanto na procissão de domingo. O núcleo da cabeça, que no Círio 2009 tinha seis metros e foi conduzido por 48 pessoas, no Círio 2010 aumentou de tamanho para 11 metros e será conduzido por cerca 92 pessoas. A exemplo do ano passado, as cordas que serão usadas na Trasladação e Círio deste ano terão 400 metros de comprimento, com 2 polegadas de diâmetro e pesando cerca de 600 quilos cada.

No caso das cinco estações, o tamanho permaneceu o mesmo do Círio do ano passado, seis metros, mas a mudança no formato permitiu um crescimento no número de promesseiros. Em 2009, cerca de 38 fiéis seguravam cada estação. Este ano, o número subiu para 50 em cada uma das cinco estações da corda. Com isso, o Dieese/PA e a Diretoria da Festa de Nazaré estimam que cerca de 342 promesseiros estarão concentrados no núcleo da cabeça e nas cinco estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário