segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Famep: Sul do Pará cita criação de Carajás


Depois de passar por Paragominas, na última sexta-feira (11), no sábado (12) foi a vez de Marabá sediar o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado, realizado pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep). O objetivo do seminário é fazer um levantamento das perspectivas e demandas dos municípios paraenses para compor uma agenda propositiva que será apresentada aos governos federal e estadual e também ao Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa do Estado.

Saúde, educação, segurança, criação do Estado de Carajás e as questões que envolvem o potencial mineral da região foram as principais demandas levantadas. Uma das propostas registradas foi em torno da implantação da Aços Laminados do Pará (Alpa) em Marabá: Luciano Guedes, prefeito de Pau D’Arco e presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), propôs um “consórcio da Alpa” entre todos os municípios que serão impactados pelo projeto. Ele também ressaltou a criação do Estado de Carajás como a luta de maior destaque da região.

Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua e presidente da Famep, destacou que cada região tem suas peculiaridades. “Viemos da região do Capim, onde o seminário aconteceu em Paragominas, e lá a conclusão do Hospital Regional foi a demanda solicitada pelos prefeitos, junto com a implantação de uma estrutura viária que viabilize o acesso da população ao hospital”, resumiu.

Ainda de acordo com Helder, na região de Carajás a segurança é uma questão emergencial, em função do crescimento populacional gigantesco, que traz consigo também o aumento da violência. “E esse crescimento populacional vem em função das grandes oportunidades econômicas da região, que atingem todos os municípios em torno desses grandes projetos”, observa Helder. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário