segunda-feira, 4 de julho de 2011

Divisão do Pará divide opiniões de prefeitos

O II Congresso Paraense de Municípios foi encerrado, na manhã de sábado (2), no Hangar Centro de Convenções, com um debate sobre a “Criação de Novos Estados no Território Paraense” que dividiu as opiniões dos prefeitos, vereadores e lideranças políticas presentes. Participaram como principais debatedores o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, deputado federal Zenaldo Coutinho, o economista Célio Costa, autor do estudo de viabilidade do Estado de Carajás, o professor Gilberto Rocha, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o coordenador de Integração Regional da Prefeitura de Santarém, Francisco Vanderlan Lopes.
O prefeito de Ananindeua e presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), promotora do evento, Helder Barbalho, que atuou como mediador, disse que a entidade vai agir como moderadora.

“Precisamos repactuar a relação com o governo federal”, hoje o único ente forte da federação, já que os estados são frágeis e os municípios enfrentam uma situação de “insustentabilidade”, afirmou. A Famep é favor de que toda a população do Estado seja ouvida. Mas o debate, segundo ele, não pode ser feito “por conveniências de empresas e de políticos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário