terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ananindeua amplia rede de Atenção Primária



O trabalho de ampliação da Rede de Atenção Básica de Saúde continua em Ananindeua. Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura entrega aos moradores do Curuçambá a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Helena Barra Farias. A UBS fica localizada na comunidade Beira Rio e dispõe de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médico, dentista, enfermeiro e técnico em enfermagem além de seis agentes comunitários.

A unidade possui modernas e amplas instalações, permitindo maior acessibilidade aos usuários, de acordo com o que determina o Ministério da Saúde. Serão oferecidos serviços de odontologia, vacinação, pré-natal, tratamento para portadores de hanseníase, tuberculose, diabetes, hipertensão e saúde do homem, beneficiando cerca de 4 mil pessoas.

Somente esse ano, a Prefeitura já entregou quatro novas unidades, ampliando o atendimento básico a cerca de 40 mil pessoas. Até final do semestre, mais duas unidades serão inauguradas. Com essa entrega, Ananindeua passa a contar com 45 Unidades de Saúde da Família, sendo 25 inauguradas na gestão do Prefeito Helder Barbalho, o município possui ainda 11 Unidades Básicas de Saúde e 93 Equipes de Estratégias de Saúde da Família.

Helena Barra Farias

A UBS leva o nome da professora Helena Barra Farias, liderança comunitária falecida em agosto de 2011. Além do trabalho desenvolvido junto à comunidade, a professora realizou projetos na área da Educação Infantil e foi voluntária no Centro de Referência de Assistência Social Daniel Reis, ajudando a promover ações de resgate à cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário