quarta-feira, 18 de abril de 2012

Titular da Susipe participa de sessão na Assembleia Legislativa


O titular do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), André Cunha, participou terça-feira (17) de uma seção ordinária deliberativa na Assembleia Legislativa para apresentar o andamento da gestão da Susipe aos deputados estaduais e garantir a aprovação para a ocupação do cargo. Entre os dados apresentados, o da criação de mais de cinco mil novas vagas prisionais até 2014.
André Cunha explicou as dificuldades do sistema penitenciário paraense, como o número elevado da população carcerária em relação ao déficit de vagas. Segundo ele, são cerca de doze mil presos para 6.712 vagas em todo o Pará. As novas unidades prisionais com as obras previstas e as que estão em andamento criarão 5.044 vagas.
O titular da Susipe disse ainda que o Estado não pode apenas construir vagas prisionais porque essa é uma solução cara, já que cada vaga, para ser gerada, demanda um custo médio de R$ 45 mil. “É preciso investir em políticas públicas para que os jovens não cheguem à prisão, pois 57% dos internos têm entre 18 e 29 anos”, informou, destacando também o papel da família na prevenção do crime. “A família precisa resgatar a capacidade de atenção ao comportamento das crianças e adolescentes e ensinar valores e princípios sólidos”, observou.
Outro ponto destacado pelo superintendente foi a quantidade de presos provisórios, que são 65% no Pará. “Isso demanda uma forte articulação entre o Poder Executivo e o Judiciário, com o importante papel da Defensoria Pública, o que agilizaria os processos que mantêm muitos presos dentro das prisões”, disse, parabenizando a força-tarefa do juíz Cláudio Rendeiro, que concedeu 65 liberdades condicionais em apenas quatro dias como titular da 1ª Vara de Execução Penal.
Após a apresentação do superintendente, os deputados estaduais fizeram perguntas e deram sugestões de como a Susipe pode diminuir os problemas. A AL vai votar, ainda sem data definida, para decidir se André Cunha está apto a gerir a Susipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário