domingo, 17 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade Lançada em Ananindeua


foto Portal ORM
A Quarta-Feira de Cinzas é uma data importante para a igreja católica em todo o mundo. As celebrações marcam o início do período da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. Neste período, os devotos são convidados a um tempo de penitência e reflexão. A data também marca tradicionalmente o lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema “Fraternidade e Juventude”.

A Campanha da Fraternidade acontecerá na Arquidiocese de Belém de forma descentralizada, de acordo com a preparação de cada paróquia. Ontem,  Sábado (16) houve  uma celebração especial no Ginásio Abacatão, em Ananindeua, às 8h30, em seguida, uma camihada até a Igreja de Santa Paula Frassinette.

A Igreja Católica tem programado a Jornada Mundial da Juventude para o Rio de Janeiro. E daí o motivo da campanha ser sobre a juventude, justamente para que nós tenhamos essa atenção especial á juventude e que a juventude seja chamada a realizar aquilo que está no lema da Campanha da Fraternidade: “Eis-me aqui, envia-me”, afirma o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

Para o sacerdote, o objetivo é que a juventude se torne protagonista daquilo que a campanha prega. “Toda Campanha da Fraternidade é uma campanha de opinião pública, durante 40 dias a ideia da fraternidade”, explica Dom Alberto.

Depois de 21 anos, a Campanha da Fraternidade retorna ao tema da juventude. O tema traz à discussão os jovens e a mudança de época vivida atualmente. Em 1992, o tema "Juventude, Caminho Aberto" já havia discutido e refletido sobre a inclusão dos jovens na evangelização.

O arcebispo acredita que hoje há um movimento contrário ao de afastamento dos jovens da igreja. “Um movimento de muita gente que se aproximam. Muitas pessoas que se afastaram, por várias circunstâncias, e agora essas pessoas se aproximam da igreja e de forma muito especial à juventude”, diz o arcebispo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário