quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Deputados prestam homenagens ao ex-governador Almir Gabriel


Na sessão desta terça-feira (19.02), por volta das 9h15, os deputados estaduais foram surpreendidos com o anúncio, feito pelo deputado José Megale (PSDB), do falecimento do ex-governador e médico Almir Gabriel, ocorrido momentos antes na Unidade Intensiva do Hospital Geral da Unimed, devido a complicações respiratórias.

A informação chegou durante o horário de lideranças, quando na tribuna encontrava-se o deputado Augusto Pantoja (PPS), que inaugurou na tribuna os pronunciamentos de pesar, solidariedade e de homenagem dos deputados ao legado deixado por Almir Gabriel, cuja biografia inclui os cargos de ex-prefeito de Belém, ex-senador Constituinte, duas vezes governador do Estado e uma das principais lideranças políticas do Pará, no cenário local e nacional. Por decisão do colegiado de líderes, a reunião que anunciaria a composição das comissões da Casa ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 26.

O deputado Márcio Miranda, presidente da ALEPA, em vez de suspender os trabalhos, cancelou a votação da pauta e abriu o pronunciamento aos deputados para prestarem homenagem e tributo ao ex-governador Almir Gabriel. “Foi um homem que fez história”, considerou antes de decretar luto oficial do Poder Legislativo Estadual por três dias, assim como o hasteamento das bandeiras, do Brasil, do Pará e da Alepa a meio mastro.

Para o deputado Megale, que fez o anuncio do falecimento, destacou em Almir Gabriel o homem comprometido com a verdade. “Ele era um político muito positivo, que imprimiu ética na política, muito determinado em tudo que fez, ele buscava a perfeição, a qualidade dos serviços públicos prestado pelo Estado”, avaliou.

Para ele, o ex-governador, era um homem visionário, “ao enfrentar grandes desafios, quando fez a Alça Viária, o Tramoeste, o Linhão da Transamazônica, e as obras de macrodrenagem da Bacia do Una, e tantas outras obras, apesar de no momento não ter sido muito compreendido”, considerou, citando ainda, a Estação das Docas, a ampliação do Aeroporto, a Alça Viária. “Obras que fizeram Belém viver um outro momento, com um novo circuito turístico pra cidade”, disse.

Para o presidente da ALEPA, o Dr. Almir fez história no Pará como médico e depois como homem público. “Deixou um legado imenso, teve que fazer a consolidação financeira do Estado, com obras estruturantes e criou no Pará, um segmento político, baseado na transparência”, disse, recordando de sua iniciação na política paraense.

Para Márcio Miranda, o ex-governador inaugurou uma prática política no Estado baseado no rigor, no cumprimento dos tempos dos discursos de campanha e nas audiências de governo. “Ele era rigoroso nas ações, rigoroso na conduta, rigoroso na ética e rigoroso moralmente”, avaliou.

A deputada Tetê Santos (PSDB), muito emocionada, relatou sua iniciação política feita com o apoio do ex-governador Almir Gabriel. O deputado Valdir Ganzer (PT) foi outro que se solidarizou com os amigos e familiares do ex-governador, contando passagens da militância política comum. “Quando foi candidato a governador com o apoio do PT, quem dirigia para ele era eu, a partir das 9 da noite, nas principais viagens feitas de carro, devido ao senhor que dirigia para ele, idoso, se sentir cansado”, acrescentou.

No mesmo tom, vários deputados subiram à tribuna para manifestar sua solidariedade, ressaltar aspectos do seu papel na construção da democracia no país e no Estado, e relatar algum momento em comum com a vida pública de Almir Gabriel, entre eles, Edmilson Rodrigues (PSOL); Haroldo Martins (DEM); Antônio Rocha (PMDB); Raimundo Santos (PEN); Airton Faleiro (PT); Nélio Aguiar (PMN); Augusto Pantoja (PPS); Gabriel Guerreiro (PV); Ítalo Mácola (PSDB); Carlos Bordalo (PT); Parsifal Pontes (PMDB); Ana Cunha (PSDB); Fernando Coimbra (PSD); Cilene Couto (PSDB); Luzineide Farias (PSD); e Tião Miranda (PSDB).

Muitos deputados compareceram, logo após a sessão, ao velório, no Museu do Estado, antigo Palácio do Governo, onde o corpo do ex-governador Almir Gabriel, acabara de chegar para o início do velório. O enterro ocorrerá nesta quarta-feira (20.02), no Cemitério Público de Castanhal, a partir das 10h, a pedido do ex-governador em vida e de seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário