quinta-feira, 14 de março de 2013

Cuidado: A inveja faz mal


Fique atento para não cobiçar o que é dos outros


Segundo o dicionário, inveja significa “desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.” Olha só que sentimento ruim! A pessoa que inveja, além de se roer de desgosto pelo bem do outro, sai de seu próprio eixo, não desenvolve suas habilidades ou percebe que tudo na vida são processos que cada um colhe o que planta.


Assim, fica difícil perceber que existe uma cota de merecimento dentro da ética em que cada um vive, de acordo com seu momento, seu destino, seus talentos, suas características e seus esforços e conhecimentos.


É claro que todos nós sentimos inveja um dos outros, em diferentes graus, mas é muito importante perceber que está sendo invejoso e neutralizar esse sentimento dentro de você. Quando aceitamos o merecimento e o destino do outro, fortalecemos os nossos talentos e o nosso próprio caminho. As pessoas podem e devem servir de exemplo para a gente também brilhar, se dar bem ou ser feliz. Mas cada um tem um caminho, uma forma, uma personalidade.


Existe a “inveja branca”, do tipo que a gente até comenta com o invejado o quanto as férias no Caribe que ele vai ter estão mexendo com nossos sentimentos negativos. É uma inveja com humor e distanciamento. Mas eu estou me referindo a inveja pesada, daquelas que secam a pimenteira e que depois que a pessoa sai do ambiente as coisas começam a quebrar.


Quando um amigo de longa data, por exemplo, secar o apartamento novo que acabou de comprar ou você perceber que seu sucesso o incomoda, faça o seguinte: limpe seu espaço imaginando uma luz branca em todos os ambientes e mentalmente faça o mesmo com o “amigo”. Se o invejoso for você, segure a sua onda e perceba que sempre que você está querendo o que é dos outros, diz a si mesmo que não é capaz de conseguir ou realizar algo, que é um fracassado e que a vida não está sendo justa com você. E é o que acaba acontecendo. Afinal, criamos tudo que sentimos. Medite profundamente sobre isso e mude a sua posição no jogo!
Fonte: Gnt

Nenhum comentário:

Postar um comentário