quarta-feira, 20 de março de 2013

Deputados vão reunir no TRE para pedir eleições imediatas em Marituba

 
A realização imediata de novas eleições para Prefeito municipal de Marituba será a pauta de reunião de uma comissão formada por deputados da Assembléia Legislativa do Pará, coordenada pelo deputado Eliel Faustino (PR), com o Desembargador Leonardo Noronha, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, marcada para esta quinta-feira (21.03), às 13h na sede TRE. A Comissão será formada por Deputados de várias legendas partidárias.
O município de Marituba está sendo governado interinamente pelo Presidente da Câmara, vereador Wildson Melo (PRB), desde janeiro deste ano, devido o vencedor das eleições de outubro passado, Mário Filho (PSD), que obteve mais de 52% dos votos, ter tido seu registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral no último dia 07/03.
A decisão do TSE gerou anulação dos quase 28 mil votos a ele conferidos, o que corresponde a mais da metade dos votos do pleito. Em casos dessa natureza, segundo o Código Eleitoral Brasileiro, artigo 244, o tribunal competente deve marcar nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.
“Já são mais de 80 dias de administração interina causando um cenário de insegurança jurídica e um verdadeiro caos administrativo, com secretarias e órgãos do município quase paralisados”, informou o Deputado Faustino. Ele defende a convocação imediata para se legitimar uma nova administração.
“Esta indefinição jurídica tem prejudicado a população, pois existem fornecedores com dívidas pendentes na Prefeitura, o que tem afetado o comércio local. Já os serviços públicos não estão sendo realizados a contento, aja visto que o funcionalismo está com seus salários atrasados”, fundamentou.
A decisão do TSE de indeferimento do registro do Prefeito eleito ainda não foi publicada em Diário Oficial. “Segundo informações de advogados, é esse o motivo do TRE não ter ainda marcado novas eleições. Iremos à Brasília, se for o caso, falar com a presidente do TSE para pedir agilidade na publicação do acórdão”, argumentou Faustino. O requerimento aprovado na sessão desta quarta-feira (20.03) pede também providências à ministra Carmem Lúcia, presidente do TSE para publicação da decisão.
Marituba está localizada na Região Metropolitana de Belém. O município tem 108.251 habitantes, segundo estimativa de 2007 do IBGE e 103.279 km² de extensão. Foi criado em 1994, com áreas desmembradas dos municípios de Benevides e Ananindeua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário