quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Alepa ganha Frente Parlamentar em Defesa da Educação





A instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Educação aconteceu nesta quinta-feira (10/09), durante a Sessão Especial para debater a retomada às aulas nas escolas do Estado, fechadas durante cinco meses por causa da pandemia do coronavírus. A deputada Marinor Brito, que é autora do pedido de criação da Frente Parlamentar, vai presidir os trabalhos. Além dela, integram a Frente os Deputados Dirceu Ten Caten, Tiago Araújo, Professora Nilse, Michele Begot, Carlos Bordalo e Igor Normando.
Retomada das aulas em debate

Após a instalação da Frente Parlamentar, a programação teve continuidade com a Sessão Solene solicitada pela Deputada Marinor Brito para debater o calendário escolar, a preparação para o retorno às aulas e a construção de novas escolas no campo.

O Procurador da República Felipe Moura Palha participou da Sessão Especial pela internet e destacou a preocupação do Ministério Público. "O que esperamos é que a pandemia não agrave ainda mais as discrepâncias na educação, com um abismo ainda maior entre escolas públicas e privadas, no campo e nas cidades, e que de fato a educação passe, nesse momento, por uma reavaliação necessária", enfatizou.

Segundo a Secretária Estadual de Educação, Elieth de Fátima Braga, "Temos uma rede que precisa de investimentos vultosos, mas temos a clareza que não podemos resolver tudo de imediato. Este governo trabalha para superar esses indicadores negativos, que são frutos do abandono", lamentou.

Sobre a retomada das aulas, ela lembrou da situação dos alunos do 3º ano do ensino médio. "Temos infelizmente o ENEM com data marcada e nossos alunos não podem ser prejudicados. E é nesse sentido que o retorno vem sendo debatido, para que nossos alunos tenham competitividade.

A Secretária Elieth Braga garantiu que o retorno presencial às alas só acontecerá se a Seduc puder dar a todos a segurança esperada, em obediência às orientações do comitê técnico da secretaria e das orientações da Organização Mundial da Saúde."Ninguém quer colocar vidas em risco, teremos que encontrar um ambiente seguro, para aí sim proceder o retorno gradativo das aulas presenciais.Entendemos que este é um ano realmente prejudicado e estamos aqui para dialogar como parlamento e a sociedade. Mas iremos retornar as atividades na escolas garantindo a segurança e a saúde de todos", concluiu.

No encerramento da Sessão, a Deputada Marinor Brito entregou à Secretária de Educação as mensagens recebidas pelas pessoas que acompanhavam a transmissão pelo site da Alepa e pelas redes sociais. Mais de 300 pessoas estavam conectadas, acompanhando e participando virtualmente da Sessão especial.

Retorno - De acordo com a decisão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), o retorno às aulas de forma presencial será a partir de outubro para todas as séries. A decisão do governo de adiar o retorno, antes previsto para setembro, é baseada em critérios de segurança e após ouvir especialistas.

Um comentário: