segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reitor e Prefeito de Ananindeua discutem criação de núcleo da UFPA no Município

por Jéssica Souza
                                            Foto: Alexandre Moraes
Um novo núcleo universitário para atender a demanda de um município com mais de 500 mil habitantes. Esse é um plano que está em fase de negociações entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura de Ananindeua. O reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, reuniu-se com o prefeito Helder Barbalho, na tarde desta segunda-feira, 8, para discutir sobre o andamento desse projeto que, neste momento, tramita no MEC e aguarda aprovação.
Inicialmente, os planos prevêem a oferta de alguns cursos de engenharia que possam estar de acordo com as potencialidades de Ananindeua e as necessidades do setor produtivo local. Conforme explica o reito, o projeto elaborado pela UFPA visa atender aos objetivos do governo brasileiro de expansão das universidades nas áreas metropolitanas. Posteriormente, o núcleo poderá vir a ser transformado em um Campus da UFPA no município.
Ainda segundo o reitor, a importância do projeto reside, primeiramente, na possibilidade de se ofertar um ensino superior de qualidade a um número maior de pessoas. “É uma forma da Universidade estender, de maneira mais abrangente, as suas habilidades e serviços, cumprindo, assim, com a missão social de disponibilizar ensino de boa qualidade e preparar cidadãos conscientes e profissionais com a maior qualificação possível”, afirmou.
Articulação - Na ideia inicial, a Prefeitura de Ananindeua cede o terreno para a construção da obra. A UFPA se une, então, ao município para, a partir da aprovação do projeto, angariar recursos junto à bancada federal, por meio de emendas parlamentares, viabilizando assim a infraestrutura física necessária para a construção do espaço. O Ministério da Educação seria responsável pela contratação de novos professores.
O Prefeito Helder Barbalho espera que, cumpridas as etapas formais, o núcleo possa ser instalado já em 2011. “Temos em vista, e estamos em negociação com o governo estadual, o espaço da granja do Icuí, com cerca de 130 mil metros quadrados, que seria o terreno ideal para abrigar o Centro Educacional Superior de Ananindeua”, explicou Barbalho. O objetivo do prefeito é consorciar de forma inovadora em um único espaço o núcleo da UFPA com núcleos que envolvam também o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e até a Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Os núcleos universitários teriam administrações independentes, mas partilhariam espaços comuns como auditórios, restaurantes, laboratórios e bibliotecas. “Este é um projeto prioritário para o município e a única forma de se criar um diferencial para o desenvolvimento da cidade”, sintetizou o prefeito. O custo do projeto está sendo levantado, mas uma estimativa prévia, tendo em vista apenas a instalação da UFPA, antecipa a necessidade de cerca de R$ 6 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário