terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Escolha do novo presidente da Câmara é adiada

A eleição para escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Belém será realizada no próximo dia 20, a partir das 15 h. A alteração no Regimento Interno da CMB foi proposta pelo atual presidente da Casa, Walter Arbage (PTB) e o vereador Sahid Xerfan (PP), mas, eles propuseram estipular data logo após o encerramento do período legislativo. Duas outras propostas foram apresentadas: da vereadora Teresa Coimbra (PDT), propondo o dia 22 e a de José Scaff (PMDB), propondo o dia 20. Prevaleceu a proposta do peemedebista.

O regimento prevê que a eleição para o primeiro biênio da legislatura será feita dia 1º de janeiro, logo após a posse dos novos eleitos. No segundo biênio, porém, a previsão era um dia após a aprovação da lei orçamentária do ano seguinte. Como o regimento também prevê que as sessões se realizam até o dia 15 de dezembro, a eleição para o segundo biênio seria dia 16.

Mas, nos últimos anos, o orçamento tem sido aprovado depois do prazo regimental, como este ano, quando a votação encerrou dia 6 de janeiro. Como o mandato do atual presidente termina dia 31 de dezembro, correria o risco da Casa ficar sem direção, se ocorrer a prorrogação da apreciação do orçamento de 2011.

Os vereadores se articulam agora para a escolha do novo presidente da Casa. O petebista Raimundo Castro já recebeu apoio de várias bancadas, entre elas duas de oposição: PMDB e PP.

ACORDO
Segundo a vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), a bancada fechou acordo para apoiar Castro, desde que seja mantida a primeira-secretaria com o partido. O atual primeiro-secretário não pode concorrer novamente, então os dois nomes mais prováveis na chapa é o da própria Vanessa ou de Wanderlan Quaresma.

No PP, que dispõe de dois votos, Sahid Xerfan disse que, como a oposição não conseguiu articular um nome para fazer frente à situação, o apoio de seu partido será ao nome de Castro.

A bancada do PT manteve a decisão de que o partido vai concorrer à eleição. Mas, o líder da bancada Otávio Pinheiro, explicou que, se não conseguir uma chapa forte, o PT poderá também compor com a situação, desde que o partido seja contemplado na mesa-diretora. (AB).

POSSÍVEIS CANDIDATOS
Da situação, além de Raimundo Castro (PTB), há especulações dos nomes de Teresa Coimbra (PDT), Paulo Queiroz (PSDB) e até Mário Corrêa (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário