segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Foliões de Ananindeua tiram o pé do chão

Quase 200 mil brincantes invadiram o corredor da folia nos dois dias de micareta do Carnanindeua. Na noite de domingo (27), cinco blocos percorreram os mil metros de extensão de passarela montada na avenida Dom Vicente Zico, antiga arterial 18, na Cidade Nova 8. A festa compõe a programação carnavalesca do município, que se estenderá até o próximo dia 6, com o Concurso Municipal dos Blocos e os Bailes Populares nos Bairros.
Para o vendedor Manoel Brito, além de ser um momento que está enraizado na cultura brasileira, o carnaval se torna um evento para confraternização. “Estamos com uma equipe de oito amigos e 10 familiares para aproveitar as atrações do carnaval. A ideia é festejar, respeitando a todos para que seja um momento de festa para todos”, afirmou.
De acordo com a secretária de esporte, cultura e lazer, Nilse Pinheiro, o objetivo do tema “Festival de Preservação e Cultura Popular” é aliar a preservação do meio ambiente com a festa mais tradicional da cultura popular brasileira. “A ideia é dar a conotação de compromisso em preservar os recursos naturais do planeta, e isso está no samba das escolas e na decoração do Carnanindeua, através de um trabalho coletivo entre a Prefeitura Municipal e a comunidade para confeccionar os enfeites com material reciclado, para deixar o corredor da folia mais bonito e coerente”, afirmou. A programação deste ano, segundo ela, reúne diversas vertentes da comemoração do carnaval em um só evento, levando de forma democrática o carnaval para os principais bairros.
“A prefeitura do município vem trabalhando, em parceria com coordenadores e representantes de agremiações, associações e blocos, para fazer com que os brincantes utilizem materiais recicláveis na confecção de fantasias e carros alegóricos, ao mesmo tempo em que resgata a cultura dos carnavais de rua e as marchinhas carnavalescas no município”.
A Polícia Militar montou um esquema para abranger a todos os bairros envolvidos no evento.
Segundo o Major Brasil, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, o suporte da Polícia Militar com a Ronda Tática Metropolitana, Cavalaria, Canil, Policiamento com motos e 360 homens se revezando durante todo o evento; Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e policiais civis. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário