Nesta terça-feira (24), nove escolas de diferentes municípios do Estado do Pará, receberam o Prêmio Construindo a Nação, do Instituto Cidadania Brasil, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Social da Indústria (SESI-PA). A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no auditório Albano Franco da FIEPA e teve participação de secretários municipais de Educação, diretores de escolas e a diretoria do Sistema FIEPA.
O prêmio incentiva o desenvolvimento de projetos que contemplam temas voltados à cidadania, com a participação efetiva dos estudantes em todas as suas etapas. O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de estimular a cidadania nas escolas públicas e privadas, por meio da realização de projetos desenvolvidos por alunos e professores em benefício das comunidades.
Durante a premiação, as escolas vencedoras do prêmio apresentaram todas as fases de execução para a implementação dos projetos voltados à cidadania (estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação documentadas através de relatórios, pesquisas e documentação fotográfica). Cada escola pôde inscrever apenas um projeto para concorrer.
O Pará inscreveu no ano passado 54 escolas em dez municípios, envolvendo 1.8 mil alunos do ensino infantil, fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Dessas, apenas nove escolas tiveram seus projetos selecionados pela comissão julgadora do prêmio.
“Esta premiação é um reconhecimento para essas escolas, seus diretores e professores, mas acima de tudo para os alunos das instituições premiadas. É através deles que teremos condições de construir um país melhor”, afirma o superintendente regional do SESI no Pará, José Olimpio Bastos.
Para que as nove escolas pudessem ser premiadas, elas tiveram que passar por onze critérios de avaliação: possibilidade de vivência social aos alunos; mobilização da escola frente ao projeto; possibilidade de ação junto à comunidade; parcerias empreendidas visando o alcance dos objetivos; criatividade e inovação; impacto social do projeto; perspectivas futuras do projeto; tempo de duração do projeto desde sua concepção até a sua avaliação; e avaliação final da ação social empreendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário