segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jader e sua trajetória política.

Hoje no site que leva seu nome o Senador eleito Jader Barbalho faz referências a sua trajetória política, vale a pena ler, veja abaixo. Para comprovar acesse: 
http://www.jaderbarbalho.com/site/

Jader e o povo do Pará. 45 anos de amor correspondido.
23 de maio de 2011

Nenhum político, em lugar e época alguma, consegue ficar tanto tempo no poder se não permanecer no coração do povo. Jader Barbalho é o único paraense e um dos poucos brasileiros a conseguir esta marca: 45 anos de liderança e trabalho reconhecidos eleição após eleição. Esse é o julgamento que importa, contra o qual não se pode fazer nada. A verdade que vem das urnas é incontestável, é soberana, não tem campanha contra que apague. A propaganda passa. As realizações que o povo comprova no seu dia-a-dia ficam. E estão de tal forma integradas à vida das pessoas que é até compreensível que alguns esqueçam. Mas o povo não esquece. O povo reconhece.
Trajetória de lutas ao lado do povo e da democracia
Jader iniciou sua carreira em 1966, aos 21 anos de idade, como vereador de Belém, após se destacar na luta estudantil, iniciada no Colégio Paes de Carvalho e depois na Juventude Estudantil Católica. Ele foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, que deu origem ao PMDB. Até hoje, Jader mantém-se fiel ao partido e aos princípios que norteiam sua vida pública desde o início: promover o desenvolvimento do Estado e a qualidade de vida da sua população.
Na década de 70, foi eleito deputado estadual e duas vezes deputado federal, revelando-se um orador brilhante e destemido, integrando o grupo Autênticos do PMDB, aqueles que não silenciaram mesmo diante de ameaças de violências como cassação do mandato e suspensão dos direitos políticos. Em 1982, graças a sua liderança ímpar na luta contra a ditadura militar, foi eleito governador do Pará, o mais jovem na história do Estado, com 38 anos de idade. Foram realizadas grandes obras como o Pará jamais viu. Jader foi também um dos líderes da campanha pelas Diretas Já, que devolveu ao povo brasileiro o direito de eleger o presidente da República.
O topo da carreira política e a volta ao Senado
De 87 a 90, foi Ministro da República em duas pastas. No Ministério da Reforma Agrária, desapropriou grandes áreas de terra, como a do Polígono dos Castanhais e a área da Cidapar, pondo fim a conflitos históricos no Pará. Na Previdência, implantou o SUS, previsto na Constituição de 88, e o 13º salário para aposentados e pensionistas, ganhando reconhecimento nacional.
Em 1991, Jader iniciou o segundo mandato de governador, realizando nova série de obras marcantes no Estado. Em 94, veio a primeira grande vitória para Senador da República. Em 1998, ele chegou ao cargo de presidente nacional do PMDB. Em 2001, a mais alta honraria: foi presidente do Senado e do Congresso Nacional. Nas eleições de 2002 e 2006, consagrou-se como o deputado federal mais votado do Pará e um dos mais votados do Brasil. Em 2010, nova declaração de confiança e amor por parte do povo do Pará: a segunda eleição para Senador, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
O governador que mais fez pelo Pará
A marca de trabalho de Jader Barbalho está em muitas das maiores realizações deste Estado, está em milhares de obras inauguradas nos quatro cantos do Pará. Dos grandes municípios às pequenas vilas, é só conferir nos registros, é só perguntar ao povo, que tem respondido a cada eleição. Escolas, postos de saúde, hospitais, serviços de abastecimento de água, delegacias, quartéis, estradas e pontes, subestações e linhas de distribuição de energia. Com Jader, regiões inteiras, como o Sul e o Oeste do Pará, saíram do isolamento. Obras com benefícios concretos para a população.
O paraense mais influente no Congresso Nacional
Reconhecido como grande estadista, Jader é respeitado em Brasília, até mesmo pelos adversários, por sua capacidade de articulação e diálogo em favor da democracia. Há 13 anos consecutivos, o paraense está na lista do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, os chamados “cabeças do Congresso”. O DIAP avalia o desempenho, o trânsito e o peso nas decisões tomadas.
Grandes conquistas do trabalho parlamentar
O trabalho e a influência de Jader Barbalho em Brasília faz toda a diferença para o Estado. A conclusão das eclusas de Tucuruí, por exemplo, teve sua participação decisiva como senador e deputado federal. Jader cobrou do então presidente Fernando Henrique Cardoso a conclusão das eclusas. No governo do presidente Lula, pleiteou a transferência do Ministério dos Transportes para a Eletronorte, fundamental para acelerar as obras. Ele conseguiu também alocar recursos no orçamento da União para finalizar as eclusas, concluídas ano passado.
Outros exemplos de grandes obras realizadas com recursos obtidos por Jader são a duplicação da BR-316 no trecho de Benevides a Castanhal e as orlas de Santarém, Tucuruí e Altamira, além de emendas que beneficiaram nos últimos anos todos os municípios paraenses.
Sem dúvida, um grande caso de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário