O município de Senador José Porfírio, localizado às margens da rodovia Transamazônica, vai decidir se quer mudar de nome. A Assembleia Legislativa aprovou projeto de Decreto Legislativo do líder do PSDB, José Megale, que dispõe sobre a autorização de plebiscito no município para a população decidir se mantém o atual nome ou se muda para Souzel, homônimo de cidade portuguesa e nome original da vila, que deu origem ao atual município na época do Brasil império.
Senador José Porfírio é o nome do primeiro governante do município, um produtor de borracha, um dos primeiros a dispor, segundo Megale, de iluminação pública a gás no Pará em 1911. Com a reorganização do espaço territorial na região, Souzel foi anexado a Altamira, município vizinho e o maior polo regional da Transamazônica, atualmente. Em 1961, o então governador Aurélio do Carmo desmembrou o município e o nome passou de Souzel a Senador José Porfírio.
Apesar da imposição da mudança, o deputado afirma que até hoje a população local chama o município de Souzel, embora reconheça a importância do antigo governante.
O vice-líder do PT, Airton Faleiro, confirma a necessidade de atender ao anseio da população local, que não aceita o nome de Senador José Porfírio, mesmo depois de 40 anos da mudança.
A partir da promulgação do decreto pela Mesa Diretora da AL, a matéria será enviada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), órgão responsável pela realização da consulta popular aprovada por unanimidade pelo parlamento estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário