A Assembleia Legislativa autorizou o governo estadual a contrair empréstimo de 16 bilhões de ienes, o equivalente a R$ 320 milhões, para a realização da segunda etapa do projeto Ação Metrópole, especialmente para obras de tráfego que viabilizem a entrada e saída de Belém com ligação para os municípios da Região Metropolitana.
A primeira etapa do projeto foi inaugurada em 2010, com o prolongamento da Rodovia Independência e a construção de dois elevados que ligam esta via à avenida Júlio César, interligando Belém a Ananindeua e vice-versa.
A segunda etapa do projeto deverá ser financiada pela Japan Internacional Cooperation Agency ( Jica) com a condição de dez anos para carência do pagamento e mais 20 anos para o governo concluir o pagamento do financiamento. A segunda etapa do projeto Ação Metrópole será destinada à implantação de obras para viabilizar o sistema integrado de transporte público na RMB. O projeto com pedido de autorização de operação de crédito pelo Executivo Estadual foi aprovado por unanimidade.
O projeto foi enviado para o Legislativo em setembro de 2010. Em janeiro, assim que assumiu a atual administração, Simão Jatene (PSDB) retirou todas as matérias enviadas pelo Executivo à AL para análise de sua equipe de governo. Em março, o governo reenviou várias matérias de volta ao Legislativo, incluindo o pedido de autorização para operação de crédito com a Jica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário