sábado, 11 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS

A HISTÓRIA DO DIA DE SÃO VALENTIM REMONTA A UM OBSCURO DIA DE JEJUM TIDO EM HOMENAGEM A SÃO VALENTIM. A ASSOCIAÇÃO COM O AMOR ROMÂNTICO CHEGA DEPOIS DO FINAL DA IDADE MÉDIA, DURANTE O QUAL O CONCEITO DE AMOR ROMÂNTICO FOI FORMULADO.
O BISPO VALENTIM LUTOU CONTRA AS ORDENS DO IMPERADOR CLÁUDIO II, QUE HAVIA PROIBIDO O CASAMENTO DURANTE AS GUERRAS ACREDITANDO QUE OS SOLTEIROS ERAM MELHORES COMBATENTES.
ALÉM DE CONTINUAR CELEBRANDO CASAMENTOS, ELE SE CASOU SECRETAMENTE, APESAR DA PROIBIÇÃO DO IMPERADOR. A PRÁTICA FOI DESCOBERTA E VALENTIM FOI PRESO E CONDENADO À MORTE. ENQUANTO ESTAVA PRESO, MUITOS JOVENS LHE ENVIAVAM FLORES E BILHETES DIZENDO QUE AINDA ACREDITAVAM NO AMOR. ENQUANTO AGUARDAVA NA PRISÃO O CUMPRIMENTO DA SUA SENTENÇA, ELE SE APAIXONOU PELA FILHA CEGA DE UM CARCEREIRO E, MILAGROSAMENTE, DEVOLVEU-LHE A VISÃO. ANTES DA EXECUÇÃO, VALENTIM ESCREVEU UMA MENSAGEM DE ADEUS PARA ELA, NA QUAL ASSINAVA COMO “SEU NAMORADO” OU “DE SEU VALENTIM”.
CONSIDERADO MÁRTIR PELA IGREJA CATÓLICA, A DATA DE SUA MORTE - 14 DE FEVEREIRO - TAMBÉM MARCA A VÉSPERA DE LUPERCAIS, FESTAS ANUAIS CELEBRADAS NA ROMA ANTIGA EM HONRA DE JUNO (DEUSA DA MULHER E DO MATRIMÔNIO) E DE PAN (DEUS DA NATUREZA). UM DOS RITUAIS DESSE FESTIVAL ERA A PASSEATA DA FERTILIDADE, EM QUE OS SACERDOTES CAMINHAVAM PELA CIDADE BATENDO EM TODAS AS MULHERES COM CORREIAS DE COURO DE CABRA PARA ASSEGURAR A FECUNDIDADE.
OUTRA VERSÃO DIZ QUE NO SÉCULO XVII, INGLESES E FRANCESES PASSARAM A CELEBRAR O DIA DE SÃO VALENTIM COMO A UNIÃO DO DIA DOS NAMORADOS. A DATA FOI ADOTADA UM SÉCULO DEPOIS NOS ESTADOS UNIDOS, TORNANDO-SE O THE VALENTINE'S DAY. E NA IDADE MÉDIA, DIZIA-SE QUE O DIA 14 DE FEVEREIRO ERA O PRIMEIRO DIA DE ACASALAMENTO DOS PÁSSAROS. POR ISSO, OS NAMORADOS (AS) DA IDADE MÉDIA USAVAM ESTA OCASIÃO PARA DEIXAR MENSAGENS DE AMOR NA SOLEIRA DA PORTA DO(A) AMADO(A).
ATUALMENTE, O DIA É PRINCIPALMENTE ASSOCIADO A TROCA MÚTUA DE RECADOS DE AMOR EM FORMA DE OBJETOS SIMBÓLICOS. SÍMBOLOS MODERNOS INCLUEM A SILHUETA DE UM CORAÇÃO E A FIGURA DE UM CUPIDO COM ASAS. INICIADA NO SÉCULO XIX, A PRÁTICA DE RECADOS MANUSCRITOS DEU LUGAR À TROCA DE CARTÕES DE FELICITAÇÃO PRODUZIDOS EM MASSA. ESTIMA-SE QUE, MUNDO AFORA, APROXIMADAMENTE UM BILHÃO DE CARTÕES COM MENSAGENS ROMÂNTICAS SÃO MANDADOS A CADA ANO, TORNANDO ESSE DIA UM DOS MAIS LUCRATIVOS DO ANO. TAMBÉM SE ESTIMA QUE AS MULHERES COMPREM APROXIMADAMENTE 85% DE TODOS OS PRESENTES NO BRASIL.
O DIA DE SÃO VALENTIM ERA ATÉ HÁ ALGUMAS DÉCADAS UMA FESTA COMEMORADA PRINCIPALMENTE EM PAÍSES ANGLO-SAXÕES, MAS AO LONGO DO SÉCULO XX O HÁBITO ESTENDEU-SE A MUITOS OUTROS PAÍSES.

DATA NO BRASIL

NO BRASIL, A DATA É COMEMORADA NO DIA 12 DE JUNHO POR SER VÉSPERA DO 13 DE JUNHO, DIA DE SANTO ANTÔNIO, SANTO PORTUGUÊS COM TRADIÇÃO DE CASAMENTEIRO.
A DATA PROVAVELMENTE SURGIU NO COMÉRCIO PAULISTA, QUANDO O PUBLICITÁRIO JOÃO DÓRIA[ TROUXE A IDEIA DO EXTERIOR E A APRESENTOU AOS COMERCIANTES. A IDEIA SE EXPANDIU PELO BRASIL, AMPARADA PELA CORRELAÇÃO COM O DIA DE SÃO VALENTIN -- QUE NOS PAÍSES DO HEMISFÉRIO NORTE OCORRE EM 14 DE FEVEREIRO E É UTILIZADA PARA INCENTIVAR A TROCA DE PRESENTES ENTRE OS APAIXONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário