sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Audiência discute hoje regras para o plebiscito


A realização do plebiscito que vai definir se a população do Pará quer ou não a divisão do Estado em duas novas unidades federativas movimentou ontem os corredores da Câmara dos Deputados em Brasília. Os adeptos do movimento lançaram a Frente Parlamentar em Defesa dos Estados de Tapajós e Carajás. Dos 17 deputados federais, sete apoiam a criação dos estados. Na Assembleia Legislativa do Pará, são 16 deputados estaduais que lutam pela divisão.

Com a presença de prefeitos, vereadores, empresários e lideranças das duas regiões, os presentes comemoraram o jingle do movimento, tocado durante todo o evento. “Chegou a hora de dividir para multiplicar. Diga sim para a esperança, mais segurança, mais saúde, mais educação”, diz o jingle.

Os deputados presentes ressaltaram que a criação dos dois novos estados vai permitir chegar o desenvolvimento às duas regiões, consideradas abandonadas por sucessivos governos estaduais.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Estado do Carajás é o deputado Giovanni Queiroz (PDT). Já o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Estado do Tapajós é o deputado Lira Maia (DEM).

Participou também do evento o ex-senador pelo Tocantins, Leomar Quintanilha. Ele ressaltou que a divisão do Mato Grosso e do Tocantins são “os melhores exemplos para conhecer melhor e mostrar que é imperativo a divisão do Estado de Tapajós e Carajás.” Ainda de acordo com Quintanilha, todos ganham com a divisão, incluindo o Estado remanescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário