quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comissão da AL aprova doação de granja

Ainda este mês a Assembleia Legislativa concluirá o processo de autorização ao Executivo estadual para doação do imóvel da Granja do Icuí ao município de Ananindeua, onde será implantado o primeiro polo universitário público no local. Ontem, a Comissão de Justiça da AL aprovou por unanimidade a doação da área, conforme requer o projeto de Decreto Legislativo 16/2011. Os pareceres favoráveis dos deputados Martinho Carmona (PMDB) e Cássio Andrade (PSB) possibilitaram a matéria ser apreciada sem questionamentos, já que todos os deputados concordam que a doação tem um objetivo social de atender à população de Ananindeua, que ainda não dispõe de universidades públicas, apesar de ser a segunda maior concentração de habitantes do Pará.

 

          No local onde funcionava a residência oficial dos governadores do Estado, o município de Ananindeua apresentou projeto de implantação do polo universitário com previsão para concentrar campus das universidades do Estado (Uepa) e Federal (UFPA) e ainda do Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA).

“Foi uma luta árdua e já temos recursos federais assegurados e à disposição do município e do governo estadual para implantar o projeto”, comemorou o deputado Eliel Faustino (PR), após aprovação na CCJ. Ele propôs aos deputados acelerar o processo de aprovação da matéria em plenário, a fim de que o polo universitário possa começar a funcionar já em 2012. “Este é um sonho que se tornará realidade em Ananindeua”, afirmou Faustino.

Em agosto, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), se reuniu com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e com a presidente Dilma Rousseff, onde foram assegurados recursos para a implantação dos campi do IFPA e também da UFPA em Ananindeua, a partir de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB). O modelo a ser implantado de multicampi foi proposto pelo prefeito Helder Barbalho (PMDB), em parceria com os dirigentes das universidades locais.

A GRANJA DO ICUÍ

A área da Granja do Icuí tem uma extensão de 23 hectares, onde serão instalados os polos universitários, com a previsão de absorver as demandas do próprio município e arredores.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário