terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ananindeua entrega novo habitacional

Mais de sete mil pessoas serão beneficiadas com moradia de qualidade e infraestrutura, resultado das obras executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Ananindeua. No total, estão sendo construídos cinco conjuntos habitacionais no município.
O primeiro a ser entregue, no próximo dia 3 de janeiro, em comemoração aos 68 anos do município, tem 330 apartamentos. O Conjunto Jader Barbalho, no Jaderlândia, beneficiará mais de 1.500 pessoas que moravam em palafitas.
“As obras do PAC fazem parte de um amplo projeto de habitação que vem sendo desenvolvido em Ananindeua. Com a entrega do primeiro [conjunto], milhares de pessoas iniciarão o ano com melhorias para sua vida”, destacou o prefeito Helder Barbalho.
Ananindeua foi o primeiro município a aderir ao PAC, quando o programa foi lançado, em 2007. Os investimentos são estimados em R$ 184 milhões. Estão em andamento as obras do habitacional Maguariaçu, com 444 unidades, e do habitacional do Icuí, que beneficiará as comunidades 28 de Agosto e Nova Esperança (do 40 Horas), com 494 unidades, e Antônio Conselheiro (no Icuí), com 100 unidades.
Entre obras do PAC em Ananindeua, apenas o Habitacional Jardim Jader Barbalho, no Anita Gerosa, está paralisada. Mas, nesse projeto, a prefeitura é apenas a executora. O contrato foi firmado entre o governo federal e a Companhia de Habitação do Pará (Cohab), que possui restrições junto à Caixa que impediram a continuidade do trabalho.
Obras de saneamento também estão sendo feitas do entorno dos habitacionais. No Jaderlândia, 14 ruas estão recebendo obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação. Esses serviços também estão sendo levados para 19 ruas no Icuí-Guajará e às comunidades 28 de Agosto e Nova Esperança. Na área onde está sendo construído o habitacional do Maguariaçu, está sendo implantada a avenida Ananin, que será uma alternativa de tráfego, da rodovia BR-316 ao Guajará e à Cidade Nova.
SANEAMENTO
Os investimentos em habitação também incluem melhora no saneamento. Há sete anos, Ananindeua contava com apenas dois quilômetros de rede de esgoto. Hoje, são mais de 85 quilômetros de esgotamento. A meta é ampliar para 120 quilômetros até dezembro de 2012. Junto com o esgotamento, foram implantados 120 quilômetros de rede de água pela prefeitura, que atendem a mais de seis mil famílias, além da pavimentação de mais de 100 quilômetros de ruas, com benefício direto a cerca de 22 mil famílias.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário