quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Prevaleceu o resultado das urnas

Prevaleceu o resultado das urnas (Foto: Eraldo Peres)
(Foto: Eraldo Peres)

Jader Barbalho foi empossado ontem pela Mesa Diretora do Senado. Ao assumir o mandato, ele afirmou que suas ações para o Estado não serão só para o presente, mas sim visando o futuro do Pará
Para o senador Romero Jucá, a Justiça foi feita. Já Marta Suplicy afirma que posse obedece ao resultado obtido por Jader nas urnas.
Jader Barbalho concedeu também uma entrevista ao vivo para a Rádio Clube do Pará. Ele fez um agradecimento a todo o povo paraense e disse que é exclusivamente ao povo que ele deve a conquista do mandato.
O senador também afirmou que suas ações para o Estado não serão só para o presente, mas sim visando o futuro do Pará. Jader lembrou da importância de focar na educação da juventude paraense. Ele citou o estímulo da profissionalização técnica das novas gerações.
Para o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a posse de Jader “faz justiça” ao resultado que ele obteve nas urnas. O líder congratulou o mais novo senador do PMDB na casa e disse que ele chega para reforçar a representação do partido no Congresso Nacional.
“A Lei da Ficha Limpa é válida para a eleição de 2012, pelo menos o STF está discutindo isso, e o senador Jader foi julgado pelo STF e foi definido que a lei não se aplicaria não só a ele, mas a outros senadores e deputados que ficaram na mesma situação. Não estamos discutindo a Lei da Ficha Limpa. Pelo contrário, se fez justiça, prevaleceu o resultado das urnas e o senador Jader tomou posse”, disse Jucá.
Para a vice-presidente da casa, Marta Suplicy, o direito do político de ter uma cadeira no Senado foi garantido em obediência ao resultado das urnas.
“Foi feito tudo dentro da lei. Foi o segundo senador mais votado no seu Estado. A partir do momento em que o Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado faz a diplomação, compete ao Senado imediatamente dar a posse. Cumprimos o regimento e cumprimos a decisão do tribunal eleitoral”, disse.

TRAJETÓRIA
Jader Barbalho tem uma trajetória política de mais de 45 anos de trabalho pelo Estado do Pará. Iniciou a carreira política como vereador em Belém. Desde então, foi deputado estadual, quatro vezes deputado federal, ministro do governo José Sarney no final da década de 80 e governador do Pará por duas vezes. Foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1995.
Na eleição de 2010, foi o segundo mais votado no Estado, com quase 1,8 milhão de votos, mas não pôde assumir o mandato por imposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisou que a Lei da Ficha Limpa já estaria valendo para 2010.
A lei, contudo, acabou sendo declarada inaplicável ao pleito de outubro de 2010, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março deste ano, por seis votos a cinco. Os candidatos que haviam sido barrados, então, entraram com recursos para assumir os cargos para os quais foram eleitos.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário