quinta-feira, 12 de abril de 2012

Terreno da Granja do Icuí abrigará polo de ensino superior e técnico







A Granja do Icuí, que abrigou a residência oficial dos governadores do Pará até 2006, será transformada em um polo de ensino superior e técnico público que abrigará entidades federais e estaduais de educação. O contrato de doação do imóvel à Prefeitura Municipal de Ananindeua foi assinado pelo governador Simão Jatene, durante uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 12, na Granja. “A questão da educação não deve ser vista com uma questão de futuro. A educação tem que se tratada como uma questão urgente, que deve ser resolvida aqui, agora. E a universidade tem um duplo e permanente papel: de dar universalidade ao que existe de especifico e de tornar especifico o saber universal. Por isso, que quando tive a primeira conversa com o prefeito de Ananindeua sobre a doação do terreno da Granja, eu nem pensei duas vezes e concordei com a iniciativa”, declarou o chefe do Executivo Estadual.
No terreno, que tem cerca de 240 mil m², serão instalados os núcleos da Universidade Federal (UFPA) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), primeiras instituições a fechar parcerias para a criação do polo. O prefeito de Ananindeua informou que já está dialogando com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para que façam parte desse projeto. “Temos certeza que conseguiremos agregar outros parceiros para oferecer aos estudantes do Pará e de Ananindeua, mais especificamente, um verdadeiro polo de capacitação e conhecimento”, disse o prefeito Helder Barbalho. Ainda de acordo com o gestor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também pretende instalar no complexo universitário uma escola de inovação na área de mineração.

A previsão é que as aulas no polo comecem antes do final deste ano. As obras do núcleo do IFPA já iniciaram e o instituto deve ofertar 1.200 vagas em 35 cursos de nível técnico. Cada unidade terá sua estratégia isolada na oferta dos cursos, mas a previsão inicial é que quatro mil vagas de Ensino Superior e Técnico sejam disponibilizadas. “Para nós, que trabalhamos com a educação, este é um um sonho que está se tornando realidade. Todos ganham com esta iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de Ananindeua, que fará com que o Pará se torne uma referência no ensino com a criação deste complexo educacional”, afirmou o reitor do IFPA, Edson Ary Fontes.

Outras melhorias – Durante a cerimônia de doação do terreno da Granja do Icuí para a Prefeitura de Ananindeua, o governador Simão Jatene também assinou um contrato de concessão de parte do terreno da Escola Estadual Francisco do Nascimento Mendes à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), objetivando a melhoria do abastecimento de água das comunidades do Uirapuru e Icuí-Guajará. O espaço permitirá que o sistema de abastecimento de água seja ampliado, passando a gerar 500 mil litros por hora, em vez dos atuais 250 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário